Com nova infraestrutura e instalações mais modernas, Ufes inaugura novo data center

19/03/2024 - 15:46  •  Atualizado 01/08/2024 14:23
Texto: Adriana Damasceno     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
O vice-reitor Roney Pignaton, o reitor Paulo Vargas e o superintendente Renan Teixeira descerram a placa de inauguração do novo data center

Uma cerimônia realizada na manhã desta terça-feira, 19, no auditório do prédio Centro Tecnológico I (campus de Goiabeiras), marcou a inauguração do novo data center da Ufes. Na ocasião, foi apresentada à sociedade a conclusão das obras de modernização da infraestrutura de tecnologia da informação (TI) e das instalações do data center que, além de atender à comunidade acadêmica, concentra os equipamentos de rede, computadores corporativos (servidores) e equipamentos de armazenamento e processamento de dados da Universidade.

Participaram da solenidade o reitor da Ufes, Paulo Vargas; o vice-reitor, Roney Pignaton; a pró-reitora de Administração, Tereza Carneiro; o diretor de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Anilton Garcia; o superintendente de Tecnologia da Informação da Ufes, Renan Teixeira; o representante do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, Salvador Rodrigues; o diretor adjunto de Engenharia e Operação da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), José Arivaldo Frazão; e o representante da Secretaria da Ciência e Tecnologia da Informação, Inovação e Educação Profissional do Espírito Santo, Matheus Benincá; além de outros gestores da Universidade, professores e convidados.

Na foto principal, o vice-reitor Roney Pignaton, o reitor Paulo Vargas e o superintendente Renan Teixeira descerram a placa de inauguração do novo data center.

Abrangência

Imagem
Foto exibe pessoas de costas, sentadas no auditório, e à frente autoridades sentadas à mesa, à esquerda, e o reitor da Ufes falando do púlpito, à direita

O reitor Paulo Vargas salientou que a inauguração da nova infraestrutura de TI não é importante apenas para a Ufes, mas também para as instituições da Grande Vitória, uma vez que o data center da Universidade abriga o ponto de presença da RNP, que é responsável por prover acesso à internet a todos os campi e unidades da Ufes (Goiabeiras, Maruípe, Alegre, São Mateus, Jerônimo Monteiro, Hospital Veterinário e Base Oceanográfica), às 24 unidades de Institutos Federais de Ensino (Ifes) e à rede metropolitana Vitória Metrovix, que integra diversos órgãos estaduais e municipais que prestam serviços à população.

“É uma realização que entrega para a Ufes e para instituições que dependem dessa infraestrutura uma condição muito mais qualificada, quando se trata de gestão de tecnologia de informação e comunicação. Refiro-me a um desempenho muito superior ao que temos atualmente, à resiliência das conexões e à segurança de dados”, pontuou o reitor. O antigo data center da Ufes estava em funcionamento desde a década de 1980.

O reitor ressaltou a importância da existência de estruturas robustas que deem conta da transformação digital pela qual passam a sociedade e o serviço público, em um cenário de dependência crescente de infraestruturas de TI para o exercício de atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão: “A quase totalidade do trabalho realizado dentro da Ufes é desenvolvida sobre plataformas digitais e damos como exemplo os processos digitais, as licitações, toda a operação contábil, os registros acadêmicos, as atividades de divulgação e até os processos de decisão, muitos dos quais acontecem em reuniões on-line. É impossível imaginar o avanço dessas áreas sem o apoio e o suporte dessa infraestrutura”.

Transformação digital

Imagem
Foto exibe pessoas de costas, sentadas no auditório, e à frente autoridades sentadas à mesa, à esquerda, e o vice-reitor da Ufes falando do púlpito, à direita

Com execução da empresa Zeittec, as obras tiveram início em abril de 2023 e contaram com um investimento total de R$ 11,02 milhões, provenientes do orçamento da Ufes e de emendas parlamentares. O vice-reitor Roney Pignaton salientou a expressividade dos números por trás do empreendimento, destacando que os investimentos não são apenas financeiros, mas aplicações no futuro da Ufes e no desenvolvimento da educação e da pesquisa. “Este data center é o coração tecnológico da nossa Instituição. Ele abrigará e garantirá a segurança das plataformas e aplicativos institucionais essenciais para o funcionamento da nossa Universidade”, avaliou o vice-reitor.

Pignaton considerou a inauguração do novo data center um marco na transformação digital acelerada pela pandemia de covid-19: “Estamos mais preparados do que nunca para continuar nossa missão de promover o conhecimento, a educação e o conhecimento científico. Hoje não é apenas a inauguração de um novo data center. É a celebração de um compromisso contínuo com a excelência, a inovação e o progresso”.

Melhorias

O superintendente de TI, Renan Teixeira, citou o Decreto 10.332, de 2020, que instituiu a Estratégia de Governo Digital, segundo a qual os órgãos da administração pública federal direta devem elaborar instrumentos de planejamento que incluam pontos como transformação digital de serviços; segurança e privacidade; e qualidade dos serviços digitais.

Ele citou que, em cumprimento ao Decreto e indo ao encontro dos anseios da comunidade acadêmica, a nova infraestrutura de TI apresenta, agora, alta segurança energética; refrigeração e alimentação de energia redundantes; sala elétrica com dois nobreaks com tecnologia modular de 150 quilovoltamperes (KVA), cada; gerador e transformador de 380 quilovoltamperes; e sistema de monitoramento integrado.

Imagem
Foto do novo data center da Ufes, com um corredor central e equipamentos nas laterais

“A proposta é que o novo data center forneça uma gestão de dados extremamente eficiente, baseada em segurança de informações, redundâncias que garantam proteção total contra paralisações não programadas, alta velocidade no tráfego de informações, e transmissão de grandes quantidades de dados com qualidade”, explicou Teixeira.

Após a cerimônia, o público foi convidado a conhecer as novas instalações do data center da Ufes, momento em que aconteceu o descerramento da placa de inauguração do espaço.

 

Fotos: Ruth Reis e Thereza Marinho

Categorias relacionadas