Começam os preparativos para a 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

15/10/2014 - 17:49  •  Atualizado 17/10/2014 09:46

O campus de Goiabeiras da Ufes vai sediar este ano a 11ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (Semana C&T) do Espírito Santo, que acontecerá entre os dias 12 a 15 de novembro. Para abrigar o evento, uma tenda está sendo montada em frente à portaria norte do campus. Além do espaço da tenda principal, as atividades da Semana C&T também acontecerão no Planetário, no Teatro Universitário e no Cine Metrópolis.

O evento, que este ano vai abordar o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social”, é realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho do Espírito Santo (Sectti), em parceria com a da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), a Universidade, e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação. Seus objetivos são popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação, desenvolver talentos, divulgar produtos e serviços e promover a troca de experiências entre estudantes, professores, pesquisadores, inventores e sociedade em geral.

Paralelo à Semana, será realizado também a III Feira de Ciência e Engenharia, que contará com a participação de 60 projetos selecionados de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental e Médio.

Público

Em 2013, a Semana C&T foi realizada na Praça do Papa, em Vitória, e recebeu um público de 154 mil pessoas dos 78 municípios do Espírito Santo. Distribuída em cerca de 13 mil metros quadrados, 1.800 expositores promoveram 1.500 atividades durante os cinco dias do evento.

No último mês de junho, durante a Feira de Invenções de Pittsburgh, nos Estados Unidos, a Semana C&T do Espírito Santo foi escolhida como o melhor evento do Circuito Internacional de Inovações de 2013, promovido pela Federação Internacional das Associações dos Inventores.

Por Hélio Marchioni, com foto de Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)