Começa nesta sexta, 24, o XII Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais

22/09/2021 - 18:01  •  Atualizado 24/09/2021 18:04
Compartilhe

Com o tema Genocídio da população negra, pandemia e (neo)conservadorismo, o XII Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais começa nesta sexta-feira, 24, de forma remota, transmitindo 11 palestras até o dia 20 de outubro. O evento será promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), que fará a transmissão por meio de seu canal no YouTube, das 19 às 21 horas.

Professores e estudantes da Ufes, representantes de movimentos sociais, do movimento negro e da juventude e a comunidade em geral podem se inscrever até a data de abertura, gratuitamente, pelo link https://forms.gle/FeCVorabaHQgqgks5. Os participantes terão direito a certificado.

O Seminário trará, este ano, debates sobre saúde, educação, assistência social, economia e políticas públicas, buscando possibilidades de construção de projetos e alternativas para a implementação de direitos e políticas de combate às desigualdades econômicas e sociais.

A professora Jacyara de Paiva, coordenadora do evento, destaca que um dos objetivos é debater a relação entre a educação, o contexto da pandemia da covid-19 e suas consequências para a população negra e pobre: “os estudos afro-brasileiros estão diretamente relacionados à existência e resistência das populações e comunidades negras, frente às constantes práticas de extermínio. Conforme demonstram diversas pesquisas, essas comunidades têm viabilizado estratégias e reinventado a própria existência para não serem completamente exterminadas diante da violência de agentes do Estado, tráfico, fome, doenças e, nos tempos atuais, pela pandemia”, explica.

Atrações culturais

Além das palestras com diversos convidados, o XII Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais contará também com o lançamento de livros, no dia 2 de outubro, das 16 às 18 horas, com a presença das escritoras Ione Duarte, Joana Herkenhoff, Kiusam Oliveira, Maria Helena Elpídio, Noélia Miranda e Jacyara Paiva.

Já no dia 18 de outubro acontecerá o Cinedebate Enfrentamento às Violências Raciais nos Territórios, trazendo como mote o filme Braços Vazios. As atrações musicais ficarão por conta de Elaine Vieira, em 24 de setembro, e Gessé Paixão, em 20 de outubro, e serão transmitidas das 19 às 21 horas.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página do Neab no Facebook, no perfil Instagram NEAB e pelo e-mail neab.ufes2020@gmail.com.

 

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho