Comissão da Verdade da Ufes ouve três novos depoimentos nesta terça-feira, 9

08/12/2014 - 15:56  •  Atualizado 10/12/2014 10:48

A Comissão da Verdade da Ufes realiza nesta terça-feira, 9, uma audiência pública para a oitiva das médicas Elizabeth Madeira e Maria Magdalena Frechiani, e da então estudante de Geografia Ângela Milanez, ex-alunas da Universidade que foram presas e torturadas na época da ditadura militar. A audiência será realizada às 14 horas, na sala de sessões do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados (Daocs).

A coleta deste depoimento é mais uma etapa do trabalho da comissão que, em 16 meses de atividade, já entrevistou 13 pessoas, todos ex-estudantes ou ex-professores da Ufes. A comissão também encontrou e digitalizou 1.200 páginas de documentos, principalmente da Assessoria de Segurança e Informação (ASI), antigo órgão de informação que funcionou dentro da universidade.

Segundo o coordenador da Comissão da Verdade da Ufes, professor Pedro Ernesto Fagundes, as audiências públicas são realizadas em caso de grave violação dos direitos humanos, seguindo uma recomendação da Comissão Nacional da Verdade.

Audiências

A primeira audiência pública convocada pela Comissão da Verdade da Ufes foi realizada no dia 9 de outubro e ouviu o depoimento da cirurgiã dentista Laura Coutinho, também ex-aluna da Ufes que foi presa e torturada durante os anos da repressão.

As três depoentes ficaram presas no 38º Batalhão de Infantaria do Exército (38º BI), em Vila Velha, onde foram vítimas de violência e tortura.

Por Thereza Marinho