Concurso Audiovisual da Andifes segue com participação on-line até 31 de janeiro

18/01/2021 - 19:38  •  Atualizado 01/11/2022 09:16

Uma premiação para incentivar estudantes a produzir conteúdo audiovisual e a divulgar a produção cultural nas universidades públicas. Com esse objetivo, a Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) lançou a segunda edição de seu Concurso Audiovisual, que é coordenado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom).

Na primeira etapa da competição, a Associação selecionou sete vídeos realizados por estudantes de diversas instituições federais de ensino superior. Na segunda etapa, que iniciou nesta segunda-feira, 18, e segue até 31 de janeiro, esses projetos permanecem disponíveis no canal da Andifes no YouTube para interação do público.

Os cinco vídeos com maior número de visualizações serão submetidos ao júri indicado pela Andifes para decisão final, prevista para ser divulgada a partir de 22 de fevereiro. Os três primeiros colocados receberão prêmios que variam de R$ 1 mil a R$ 3 mil.

Finalistas

Os finalistas foram selecionados pelos seguintes critérios: estética, representação do tema proposto e elementos compositivos e inovadores sobre o tema. Cada vídeo, que tem duração aproximada de um minuto, retrata a importância do incentivo à cultura nas universidades, entendidas como espaços de produção, preservação e divulgação da diversidade cultural do Brasil a toda a sociedade.

Os sete selecionados são estudantes das seguintes instituições de ensino: Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Universidade Federal de Alfenas (Unifal), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Na edição anterior, a estudante do curso de Publicidade e Propaganda da Ufes Lara Santana conquistou o 2º lugar no concurso.

Texto: Vinícius Fontana, com informações da Andifes

Edição: Camila Fregona