Conheça os cinco projetos contemplados com o Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina

26/11/2020 - 16:18  •  Atualizado 01/11/2022 09:22

Durante a Jornada Integrada de Extensão e Cultura da Semana do Conhecimento, foram apresentados nessa quinta-feira, 26, os cinco finalistas – o vencedor geral e o projeto mais pontuado de cada campus – do Prêmio de Mérito Extensionista Maria Filina. Foram eles: Comunidade Participativa, do campus de São Mateus e vencedor geral; Brinquedoteca: aprender brincando, do campus de Goiabeiras; Museu de Ciências da Vida, do campus de Maruípe; Promoção da Saúde de Mulheres Dependentes Químicas Institucionalizadas, do campus de Alegre; e Dignamente: promoção de saúde mental e prevenção de maiores agravos através de oficinas terapêuticas a pessoas privadas de liberdade, do campus de São Mateus.

As apresentações foram feitas por estudantes que participam dos projetos. Clique aqui para assistir ao evento.

A premiação, realizada anualmente, tem o objetivo de promover o reconhecimento dos projetos de extensão desenvolvidos na Ufes que contribuem para a interação da instituição com outros setores da sociedade por meio da produção e aplicação do conhecimento em articulação com o ensino e a pesquisa.

Neste ano, foram mais de 160 resumos de projeto inscritos. A avaliação foi realizada por uma banca formada pelos servidores da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) Marlene Oliveira e Renato Martins; pela representante da Câmara de Extensão Jaqueline Carolino; pelo representante da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) Elton Moura; pelo representante da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Iomar dos Santos; e pela representante do Ministério Público do Espírito Santo Luciana de Andrade. Os projetos vencedores receberam um notebook para auxiliar em suas ações.

Formação

Além do reconhecimento dos trabalhos e suas contribuições com a sociedade, o Prêmio também visa à formação dos estudantes. “A apresentação é sempre feita pelos alunos, pois pensamos no protagonismo estudantil. Estamos aqui para formar profissionais, cidadãos e conhecimento”, diz Cintia Souza, da Divisão de Gestão da Informação da Proex.

A Semana do Conhecimento segue até o dia 27 de novembro, de modo totalmente gratuito e on-line. A programação e os links de acesso aos eventos estão disponíveis em scufes.org. Já os vídeos gravados das mesas e das conferências podem ser assistidos nos canais Ufes Oficial e Proex Ufes no YouTube.

Texto: Mikaella Mozer (bolsista de projeto de Comunicação)