Conselho de Curadores da Ufes tem nova direção, eleita para o mandato de um ano

21/12/2022 - 12:04  •  Atualizado 22/12/2022 18:14

O professor do Departamento de Ciências Contábeis Denizar Leal (na foto, à direita) assumiu a presidência do Conselho de Curadores (CCUR) da Ufes, que tem como vice-presidente o servidor técnico-administrativo Fernando Bissoli (na foto, à esquerda), do Centro de Ciências Exatas (CCE). A nova direção foi eleita para o mandato de um ano em sessão ordinária do Conselho realizada em 28 de setembro.

O CCUR é o órgão deliberativo e consultivo da Universidade que realiza a fiscalização econômico-financeira, bem como o acompanhamento mensal da execução orçamentária da Ufes. Para Leal, a importância do Conselho está na transparência do órgão. "O Conselho de Curadores é um órgão de continuidade e que, mesmo com a mudança de gestão, o desafio é sempre o mesmo, a busca pela transparência. Desde o final do semestre, a gente vem discutindo muito sobre como aprimorar os mecanismos internos da Universidade, para que os processos de registro, controle de patrimônio e transparência das contas sejam o mais claro possível”, afirma.

O colegiado do CCUR é composto por dez membros, contando com representações de professores, técnicos e estudantes, além do Ministério da Educação (MEC) e da comunidade externa à Ufes. Bissoli destaca a característica independente do órgão. “O Conselho trata de matérias econômicas, inclusive da execução orçamentária da Ufes. Realizamos processos mensais para verificar as condições financeiras da Universidade e tudo isso fica disponível em relatórios, atas, pareceres e resoluções no site da Secretaria dos Órgãos Colegiados Superiores (Socs)”, afirma.

Bissoli ressalta ainda a importância do órgão no processo de prestação das contas da Ufes, apresentado anualmente pela Reitoria e encaminhado à Secretaria Federal de Controle da Controladoria-Geral da União (CGU). “Depois de verificar as contas mensais, temos um momento mais amplo e subordinado à CGU. O Conselho analisa e julga o relatório anual de contas da Ufes que será encaminhado ao órgão do governo federal”, diz. Para o vice-presidente, esse é um momento que reafirma a transparência do Conselho.

Além de Denizar Leal e Fernando Bissoli, o CCUR é composto pelos professores Dirceu Pratissoli, Marta Cruz e André Leopoldo, representantes do Conselho Universitário; Herbert Carneiro e Alfredo Carlos Feitosa, representantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão; Valter de Jesus, representante do MEC; Sônia Maria Barreto, representante da comunidade externa; e pelo estudante Paulo Octavio Guidolini, representante do corpo discente.

Texto e foto: Vitor Guerra (bolsista de projeto de Comunicação)