Conselho Universitário manifesta repúdio contra o golpe militar de 31 de março de 1964

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito Santo manifesta seu compromisso inarredável com a democracia e com a universidade pública, livre e autônoma, nesta data de 31 de março, quando chegamos aos 57 anos do episódio de triste memória no nosso passado recente, em que foi instaurada, por meio de um golpe de Estado, uma ditadura militar em nosso país.

Neste momento, em que todos os esforços estão direcionados (ou deveriam estar) à superação de um dos inimigos mais desafiadores do nosso presente, uma pandemia que nos traz mortes e adoecimentos diários e aprofunda as desigualdades sociais e econômicas, acompanhamos com preocupação o quadro político contemporâneo e, desde já, repudiamos quaisquer sinais que possam trazer de volta a história de medo, censura, perseguições e torturas escrita pela ditadura militar.

Também manifestamos nossa veemente repulsa a atos que impliquem ameaças ao livre pensar e à liberdade de ensinar e aprender, seja por meio do constrangimento produzido por pessoas e movimentos adeptos de ideias retrógradas, seja pela ação dos órgãos de Estado que intentam silenciar o pensamento divergente por meio de medidas de controle, como vimos acontecer recentemente  com dois professores da Universidade Federal de Pelotas – RS e com o comunicado recentemente recebido pelas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e depois suspenso, cerceando o livre direito de reunião.

Nesta data, em que nada temos a comemorar, reafirmamos aqui a nossa convicção de que devemos sempre lutar pela soberania dos princípios democráticos, pelos direitos humanos, pelo direito à memória e à verdade histórica – por mais cruel que tenha sido – e pela liberdade de pensamento, expressão, organização e reunião. Reafirmamos também a defesa das universidades públicas, que precisam ter recursos garantidos para continuar cumprindo sua missão de promotoras de educação de qualidade, inclusão e desenvolvimento humano e social.

 

Sala das Sessões, 31 de março de 2021

Paulo Sérgio de Paula Vargas
Presidente

 

Categoria: 
Destaque
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.