Consulta eleitoral vai indicar nome do novo superintendente do Hucam-Ufes

24/04/2023 - 10:43  •  Atualizado 26/04/2023 16:28

Servidores docentes e estudantes com atividades no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam-Ufes), servidores técnico-administrativos em educação lotados no Hucam e empregados da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) participam nesta terça e quarta-feira (25 e 26 de abril) de uma consulta eleitoral para indicar o nome do novo superintendente do Hospital para o período 2023-2027.

Em entrevista à TV Ufes, a presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Eleitoral, Cida Alves, explica como será o processo.

São candidatos ao cargo a médica reumatologista Valéria Valim e o médico nefrologista Lauro Vasconcellos Filho, ambos professores do Departamento de Clínica Médica do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Eles tiveram suas inscrições deferidas e homologadas pela Comissão Coordenadora da Consulta Eleitoral.

A consulta acontecerá das 8 às 20 horas, nas seções localizadas na portaria de servidores, no Sintufes e no auditório Rosa Paranhos; e das 7 às 18 horas nas seções localizadas no Instituto de Odontologia da Ufes (Ioufes), no Restaurante Universitário do campus de Maruípe, e no Departamento de Educação Integrada em Saúde (Deis). A lista de eleitores aptos a participar do processo eleitoral está disponível no site da Secretaria de Órgãos Colegiados Superiores.

A apuração dos votos terá início às 9 horas do dia 27, com previsão de divulgação do resultado parcial às 18 horas. O resultado final será conhecido no dia 25 de maio, durante sessão do Conselho Universitário (CUn).

O nome mais indicado pela comunidade acadêmica será submetido ao reitor da Ufes, Paulo Vargas, que encaminhará a sugestão ao presidente do Ebserh, Arthur Chioro.

Debate

No dia 6 de abril, os candidatos participaram de um debate realizado de forma presencial no Auditório Rosa Paranhos, no campus de Maruípe. Na ocasião, eles apresentaram seus planos de trabalho e responderam a perguntas apresentadas pelo seu oponente e pelo público presente. A gravação do debate está disponível no canal oficial da Ufes no YouTube.

Para ocupar o cargo de superintendente do Hucam, é necessário ter formação acadêmica na área de saúde; comprovar carga horária mínima de 120 horas de capacitação em cursos na área de gestão hospitalar; possuir experiência em gestão pública na área de saúde por, no mínimo, cinco anos; e ter título de doutor.

Para conhecer mais detalhes sobre as regras da consulta eleitoral, basta acessar a Resolução do CUn nº 31/2022.

Texto: Adriana Damasceno e Thereza Marinho