Criarte terá sorteio universal de vagas para 2022. Edital sai em novembro

20/10/2021 - 20:08  •  Atualizado 22/10/2021 14:58

O próximo processo seletivo de vagas para o Centro de Educação Infantil (CEI) Criarte, cuja divulgação está prevista para o início de novembro, trará uma novidade: os candidatos concorrerão ao total de vagas referente a sua faixa etária, em vez da divisão por segmentos. Antes, cada grupo (filhos de estudantes, docentes, servidores técnico-administrativos e crianças da comunidade externa) tinha direito a 25% das vagas disponíveis. Essa mudança irá permitir que o CEI seja incluído na matriz orçamentária do Conselho de Dirigentes das Escolas Básicas das Instituições Federais de Ensino Superior (CONDICAp): “Isso seria muito positivo para a Criarte e outras creches ligadas a universidades, que passariam a ter seu próprio recurso orçamentário”, explica Maria José Soprani, coordenadora da Criarte.

Maria José afirma ainda que a oferta de vagas em condições igualitárias reitera o compromisso da Universidade com a educação como direito de todos e potencializa esse espaço de formação como instituição de ensino, pesquisa e extensão, referenciada socialmente, contribuindo para a elaboração de conhecimentos pertinentes às infâncias, docências, práticas pedagógicas, curriculares e de gestão educacional.

Criada na década de 70 como um projeto assistencial para atender aos filhos dos funcionários do restaurante universitário em uma época de luta das mulheres pela conquista do direito à creche, a Criarte atende atualmente 125 alunos, distribuídos em 7 turmas. No último edital, foram ofertadas por sorteio 12 vagas para a faixa etária de dois anos, 16 para a de três, dez para a de quatro, e seis para a de cinco anos.

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Camila Fregona