Crônicas de participantes da Unapi farão parte de livro a ser lançado na Feira Literária Internacional de Paraty

02/07/2024 - 16:47  •  Atualizado 02/07/2024 17:47
Texto: Thaísa Mascarenhas (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Imagem da capa do livro. A foto é de uma rua de paralelepípedos e de um casario antigo

Duas integrantes do Programa Universidade Aberta à Pessoa Idosa (Unapi) – Cláudia Paiva e Valdete Lima – participaram de um concurso nacional de literatura, e suas crônicas serão publicadas na coletânea de narrativas “Conta aí, professor!”. O lançamento será durante a Feira Literária Internacional de Paraty (Flip), no estado do Rio de Janeiro, no dia 12 de outubro.

O objetivo do projeto é reunir trabalhos de professores autores, com ou sem experiência em publicações literárias, através da seleção e reunião de suas narrativas em obra organizada e publicada de forma física e colaborativa, por meio de adesão dos autores selecionados. Com temática livre, as narrativas são relativas ao universo escolar, dando visibilidade às histórias produzidas por professores residentes no Brasil.

Antes de ser servidora da Ufes e aluna do Serviço Social, Cláudia Paiva era professora do Ensino Fundamental da rede estadual. Já Valdete Lima é ex-aluna do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) e trabalhou em diversas escolas de Ensino Médio da rede estadual. Ambas são aposentadas e contribuem ativamente nas atividades desenvolvidas pela Unapi há quase dez anos.

“Como faço parte da oficina Café com Prosa da Unapi, resolvi participar de editais de concursos literários também, relatando algumas das minhas experiências profissionais em uma crônica", destaca Paiva, lembrando que, no livro comemorativo dos 50 anos da Ufes, publicou um poema e três contos. Já Valdete Lima afirma que enquanto professora de educação física gostava de trabalhar literatura junto com a dança, em especial a Ginástica Rítmica Desportiva (GRD). “Trabalhávamos valores através das letras das músicas e esta foi a minha inspiração para a minha crônica”, acrescenta.

Sobre a programa

O programa de extensão Unapi foi criado em 1996 e é vinculado ao Departamento de Serviço Social da Ufes. Ele oferece módulos, cursos e oficinas gratuitos para a população idosa com o objetivo de, por meio da educação continuada para pessoas a partir dos 60 anos, auxiliar no fortalecimento da cidadania dos idosos como sujeitos de direitos, inseridos em um contexto político, econômico e sociocultural.

Nele, são oferecidas atividades que ajudam a desmistificar a velhice, muitas vezes vista de forma negativa, sendo tratada como doença ou problema e não como resultado de um processo orgânico natural.

Categorias relacionadas