Curso de Ciências Contábeis celebra premiações de alunos, professores e egressos

28/07/2023 - 18:20  •  Atualizado 31/07/2023 18:24

O curso de graduação e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCON) da Ufes comemoram o desempenho de seus egressos, estudantes e professores, que vêm acumulando prêmios e certificados para além da Universidade.

O egresso da graduação Pedro Dalvi Meriguete (na foto, de camisa branca) foi premiado pela Academia Capixaba de Ciências Contábeis (Acacicon) por ter sido o primeiro colocado entre os capixabas no Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade de 2022/1. Já o professor Vagner Antônio Marques e os alunos do PPGCON João Victor Decoté, Beatriz da Silva Campos e Patrícia Pain ganharam o prêmio de melhor artigo da área de Tributos no 23º USP International Conference on Accounting (Congresso Internacional de Contabilidade).

Destaque na Contabilidade

O certificado Destaque na Contabilidade concedido pela Acacion salienta a "relevante participação" de Meriguete na prova para a obtenção do registro profissional, que é requisito para o exercício da contabilidade. A premiação aconteceu durante a 24ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade, realizada pelo Conselho Regional de Contabilidade, no início de julho, em Aracruz (ES).

“Fiquei muito feliz, não estava pensando em ser o primeiro. A questão é fazer o curso bem feito; estudar durante todo o tempo de universidade é que trouxe esse resultado. A sensação é de dever cumprido, de conquista. Espero que venha mais por aí”, afirmou Meriguete.

Ele foi estudante do curso de Ciências Contábeis da Ufes no período de 2019 a 2022 e agora atua na área fiscal numa cooperativa de crédito. Aos 22 anos, já passou em um concurso público e aguarda para assumir sua função em agosto próximo. Para o futuro, Meriguete diz que pensa em fazer mestrado “quando estiver com mais tempo”.

International Conference

O 23º USP International Conference on Accounting, que termina nesta sexta-feira, 28, na Universidade de São Paulo, é um dos mais importantes eventos de contabilidade realizados no Brasil, reunindo pesquisadores nacionais e de outros países.

O artigo premiado, assinado pelo professor Marques e os alunos Decoté, Campos e Pain, é intitulado Incerteza econômica, agressividade tributária e eficiência operacional: evidências nas operadoras de planos de saúde. Os resultados iniciais do estudo relatados no artigo sugeriram que, a despeito de ter havido uma piora de alguns indicadores de desempenho das operadoras, o ambiente de incerteza não está associado significativamente a uma maior agressividade tributária. “Também não observamos um efeito moderador do ambiente de incerteza na relação entre agressividade tributária e os indicadores estabelecidos pela Agência Nacional de Saúde (ANS)”, afirma o professor.

Na foto, Vagner Marques e os alunos João Víctor Decoté e Patrícia Pain.

Outros destaques

Durante o 23º USP International Conference on Accounting, a professora Fernanda Sauerbronn, docente permanente PPGCON, também foi ganhadora do prêmio de melhor artigo da área Contabilidade Governamental e Terceiro Setor, com o trabalho intitulado Governança de organizações públicas para que e para quem? Um estudo quantitativo, crítico e de inspiração decolonial, desenvolvido junto com alunos da UFRJ, onde a professora também atua.

E, na área de Tributos, o trabalho de coautoria do aluno Raimundo da Silva, intitulado The impact of corporate governance on implicit taxes: evidence from Brazilian publicly traded companies (O impacto da governança corporativa nos impostos implícitos: evidências de empresas brasileiras de capital aberto) foi indicado a prêmio.

Texto: Sueli de Freitas
Fotos: Arquivo pessoal dos premiados