Cursos de pós-graduação com inscrições abertas. Confira as oportunidades!

28/10/2020 - 18:44  •  Atualizado 29/10/2020 19:50

Quatro programas de pós-graduação estão com inscrições abertas, e há oportunidades para os cursos de mestrado e de doutorado. No campus de Goiabeiras, em Vitória, as vagas são para os programas de Estudos Linguísticos, de Letras e de Química. Já no campus de Alegre, foram publicados dois editais pelo Programa de Genética e Melhoramento, para ingresso em 2021, e dois para cadastro de reserva referentes ao Edital Capes 18/2020.

Confira abaixo as oportunidades!

Química (mestrado e doutorado)

Os egressos de cursos de graduação em Química ou em áreas afins, ou estudantes finalistas desses cursos poderão se inscrever, até 6 de novembro, para os cursos do Programa de Pós-Graduação em Química. Serão oferecidas 20 vagas de mestrado. Já para o curso de doutorado, serão ofertadas 21 vagas, com exigência de que o candidato tenha também título de mestre em Química ou em áreas afins, ou esteja concluindo o curso de mestrado.

As inscrições serão recebidas até as 17 horas da data limite, por meio de formulário on-line, disponível em: http://www.quimica.vitoria.ufes.br/.

Contato: ppgq.ufes@gmail.com

Genética e Melhoramento (mestrado e doutorado)

O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento irá oferecer quatro vagas para o curso de mestrado e duas para o de doutorado, com ingresso em 2021. Além dessas, os interessados também poderão se candidatar ao cadastro de reserva referente a bolsas disponibilizadas pelo Edital Capes 18/2020.

Para o curso de mestrado, o candidato deve ter concluído ou ser aluno finalista de graduação voltada para a área de Ciências Agrárias I. Também podem se inscrever estudantes e egressos de cursos de graduação em áreas afins, com indicação curricular de disciplinas pertinentes ao programa de Genética e Melhoramento. Nesse caso, a inscrição estará condicionada a uma análise de afinidade feita pela Comissão de Seleção.

Já para o curso de doutorado, é necessário também ter título de mestre em área de Ciências Agrárias I ou áreas afins, ou estar concluindo o último semestre nesses cursos.

Para todas as oportunidades, os candidatos poderão se inscrever até as 17 horas de 8 de novembro, pelo e-mail ppggmufes@gmail.com.

Contatos: ppggmufes@gmail.com e (28) 99968-8110.

Estudos Linguísticos (doutorado)

Estão abertas as inscrições para o curso de doutorado do Programa de Estudos Linguísticos. Serão oferecidas, ao todo, 21 vagas. Os interessados deverão se inscrever até 9 de novembro, pelo e-mail sip.ufes2@gmail.com.

Poderão participar do processo seletivo os egressos ou estudantes finalistas de cursos de mestrado acadêmico ou profissional em Letras, Linguística,  Artes, Biblioteconomia, Ciências Jurídicas e Sociais, Ciências Sociais, Comunicação Social, Educação, Filosofia, Fonoaudiologia, História, Psicologia ou Relações Internacionais. As inscrições de candidatos de outras áreas serão submetidas à avaliação da Comissão de Seleção.

Contato: sip.ufes2@gmail.com

Letras (mestrado e doutorado)

De 27 a 11 de novembro, estarão abertas as inscrições para o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras. Serão ofertadas 24 vagas para egressos de cursos de graduação plena ou estudantes finalistas. Já para o curso de doutorado, as inscrições estão abertas e serão recebidas até 30 de outubro. Serão oferecidas 17 vagas e o candidato deverá ter título de mestre ou estar concluindo o curso de mestrado.

Os interessados deverão enviar a documentação exigida para o e-mail mestradoppglufes@gmail.com ou doutoradoppglufes@gmail.com, conforme o curso pretendido. Excepcionalmente neste ano, os candidatos selecionados para os cursos de mestrado e de doutorado poderão entregar os documentos comprobatórios de proficiência em língua estrangeira após a matrícula, segundo os prazos estabelecidos nos editais.

Contatos: mestradoppglufes@gmail.comdoutoradoppglufes@gmail.com

Mais informações sobre pré-requisitos e documentação exigida para a inscrição, prazo para matrícula, início das aulas, entre outras, podem ser obtidas nos documentos anexados abaixo. Os resultados das etapas dos processos seletivos devem ser acompanhados pelos sites dos respectivos programas de pós-graduação e por outros meios especificados nos editais.

Texto: Nábila Corrêa
Edição: Camila Fregona