DCE divulga nota sobre suspensão de serviços devido à greve de servidores

29/04/2014 - 15:05  •  Atualizado 29/04/2014 18:36

O Diretório Central dos Estudantes (DCE), em sua última reunião de diretoria, definiu posição em relação ao fechamento dos restaurantes universitários e bibliotecas da Universidade.

Segue a nota na íntegra da entidade:

Nota em relação à greve dos técnicos-administrativos da Ufes e o fechamento do Restaurante Universitário e os serviços de Biblioteca

A diretoria do DCE-Ufes é solidária as reivindicações dos técnicos-administrativos e docentes da Ufes em prol de suas políticas salariais e estruturação de suas carreiras. Entretanto, entendemos que neste momento os estudantes que são os mais necessitados, clamam pelos serviços de biblioteca e Restaurante Universitário durante esse período letivo.

Sendo a alimentação direito assegurado constitucionalmente, nos cabe enquanto entidade máxima de representação dos estudantes da Ufes, nos posicionar sobre a necessidade de retorno destes serviços imediatamente. Nesse sentido, queremos que os sindicatos das categorias e a administração central da Ufes garantam a abertura dos Restaurantes  Universitários com comida de qualidade já nesta semana que se inicia.

Isso é possível em forma de protesto e pode ser organizada pelo Sintufes, de forma gratuita aos estudantes, para assim somarmos forças a fim de garantir nossa adesão ao apoio à greve sem que isso prejudique o elo mais frágil desta universidade que somos nós.

Solicitamos que a categoria dos técnico-administrativos seja sensível a nossa causa e abram os serviços de restaurante universitário e de bibliotecas, ainda que de forma mínima, afim de não afrontar nossos direitos à alimentação e educação que estão sendo violados.

Ademais, convocamos os estudantes para Assembleia Geral dos Estudantes, a ser realizada dia 30 de abril de 2014, às 11h30, em frente ao RU de Maruípe, e às 14 horas, em frente ao RU de Goiabeiras, a fim de definirmos uma posição oficial do DCE no sentido de resolvermos este impasse com os estudantes e a categoria grevista.