Debate sobre habitação de interesse social e segurança alimentar acontece nesta quinta, 2

No Brasil, o rápido e desordenado processo de urbanização deixou profundas marcas de desigualdade e falta de estruturas nas cidades. Atualmente, os 85% de brasileiros que vivem em áreas urbanas enfrentam desafios que demandam soluções complexas, em especial no tocante a habitações de cunho social. Para debater sobre o tema, o Projeto BrCidades, que conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Ufes (PPGAU), realizará um encontro virtual nesta quinta, 2, além de conversar sobre segurança alimentar.

A live Athis e segurança alimentar em debate: ação política e organização terá início às 19 horas, e será transmitida pelo canal do YouTube do PPGAU/Ufes. Serão apresentadas iniciativas de habitação social realizadas pelo BrCidades na Grande Vitória, em parceria com outras entidades. Participarão dos debates Andreia Muniz (arquiteta urbanista e doutoranda na Ufes), Cleuber da Silva Junior (arquiteto urbanista) e Nathália Messina (agroecologista), com a mediação da professora do departamento de Arquitetura e Urbanismo Martha Campos.

Acesso à moradia

As habitações de interesse social têm como objetivo viabilizar o acesso à moradia a pessoas de baixa renda. Mas também é necessário estender a essas populações serviços públicos e um entorno urbano adequado, a fim de reduzir desigualdades sociais.

A transmissão é aberta ao público e para assistir aos debates não é necessária inscrição prévia. O evento também servirá como um preparatório para o III Fórum Nacional BrCidades, o qual acontecerá entre 10 e 19 de setembro. O BrCidades, por meio do Fórum, debate as cidades e o futuro do país em nível nacional e sob vários aspectos, como habitação, transporte e saneamento, além de pautas como direito das mulheres, antirracismo, cultura, meio ambiente, entre outros.

Além do PPGAU/Ufes, a live Athis e segurança alimentar em debate conta com a parceria da Associação Onze8, do Ateliê de Ideias e da Rede Urbana Capixaba de Agroecologia, e com o apoio do Instituto dos Arquitetos do Brasil - Departamento Espírito Santo (IAB ES).

Para mais informações, acesse o site e as mídias sociais do BrCidades.

 

Texto: Vinícius Fontana
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.