Departamento de Geografia realiza seminário sobre prática, ensino e pesquisa na área

06/07/2023 - 16:15  •  Atualizado 10/07/2023 15:42

O Departamento de Geografia da Ufes (DGEO) realiza nos dias 10, 11 e 12 de julho o 1º Seminário de Pesquisa da Licenciatura e Bacharelado em Geografia, que tem como tema A Prática Educativa como Possibilidade de Ação Transformadora do Mundo. O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá no auditório do prédio IC-2 e no Anfiteatro 1, ambos no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras.

O seminário é dirigido a docentes e estudantes da educação básica, gestores públicos e estudantes de graduação e pós-graduação da Ufes. Inscrições e credenciamentos poderão ser feitos no local.

A programação contará com oficinas, mesas redondas e apresentações de trabalhos de conclusão de curso (TCCs). Durante o seminário, serão apresentados trabalhos com temas diversificados, como, por exemplo, Geografia e Arte Urbana: olhar e reconhecer-se e O futebol como ferramenta para o ensino de Geografia, entre outros.

Articulação

O objetivo do evento é promover a articulação de forma crítica e participativa entre o ensino, a pesquisa e os projetos de extensão, além de incentivar o interesse pela Geografia nos estudantes do ensino fundamental e médio.

O seminário faz parte das atividades de extensão dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia e, neste semestre, está sob a coordenação do professor Paulo Cesar Scarim.

“As produções que serão apresentadas são resultados da IC [Iniciação Cientifica], de projetos de extensão e de TCCs. Todos os processos do seminário são organizados pelos estudantes, desde a pesquisa e a escrita até a apresentação. As pessoas interessadas na Geografia encontrarão apresentações de resultados de projetos de pesquisa, extensão e ensino”, explica o professor.

Confira a programação do seminário no arquivo anexado abaixo.

Texto: Caroline Reis (bolsista de projeto de Comunicação)