Departamento de Nutrição orienta sobre cuidados com o recebimento e a higienização de alimentos

15/04/2020 - 11:35  •  Atualizado 17/04/2020 13:16
Compartilhe

O Departamento de Nutrição da Ufes elaborou três cartilhas com orientações nutricionais para este período de pandemia do novo coronavírus (veja os documentos anexados abaixo). Elas abordam os cuidados ao receber alimentos via serviços de delivery, as melhores práticas de higiene de alimento e mitos e verdades sobre alimentação em relação à COVID-19.

O primeiro documento, intitulado Serviços delivery em tempos de COVID-19: o que é preciso saber ao receber os alimentos?, foi elaborado por integrantes do projeto de extensão Boas Práticas de Manipulação em Serviços de Alimentação: Avaliação e Orientação para Produção de Alimentos Seguros e pelo Grupo de Pesquisa em Microbiologia, Higiene e Controle de Qualidade dos Alimentos. A publicação apresenta procedimentos relativos à realização do pedido, ao pagamento, ao recebimento do alimento e à sua retirada das embalagens para o consumo.

“Devido à necessidade das pessoas em permanecer em suas casas, houve aumento na procura por alimentos com entrega delivery. O nosso projeto de extensão tem objetivo de trabalhar as boas práticas de manipulação de alimentos, de segurança e de higiene desses itens. Como sabemos que os cuidados com a higiene são a principal estratégia para evitar a transmissão do vírus, sentimos a necessidade de montar um material e compartilhar essa informação com a comunidade”, afirma a professora do Departamento de Nutrição da Ufes e coordenadora do projeto, Jackline Brilhante. A iniciativa conta com a participação de estudantes de graduação e de pós-graduação.

Ela lembra, ainda, que não há evidências científicas de ocorrência da transmissão da COVID-19 por alimentos: “A transmissão do novo coronavírus, que causa a COVID-19, ocorre por gotículas e outras secreções que saem da boca e do nariz de pessoas doentes ou contaminadas assintomáticas. Essa contaminação pode ocorrer pelo contato das mãos com superfícies contaminadas com o vírus, que pode depois alcançar olhos, nariz e boca de outras pessoas”.

No entanto, os cuidados com recebimento, higienização e armazenamento adequado dos alimentos devem ser tomados sempre, orienta a professora. “Todos esses cuidados reduzem a possibilidade de ocorrência de contaminações por microrganismos no dia a dia, não só na época da pandemia”, relata.

Alimentos

O grupo de extensão elaborou, também, a cartilha Higiene de alimentos em tempos de COVID-19: O que é preciso saber?O documento trata de cuidados que vão desde a compra, passando pela higienização de embalagens e de frutas e hortaliças, pelos cuidados com as superfícies e utensílios, até os cuidados com as mãos e com o preparo de alimentos.

Baseando-se em informações que vêm circulando relativas a alimentos, nutrientes e cuidados de higiene para evitar a COVID-19, o grupo criou, ainda, o documento Coronavírus (COVID-19) - Mitos e Verdades: O que é preciso saber sobre alimentação?A cartilha aborda quais alimentos e atitudes podem reforçar índices de vitaminas no corpo (especialmente as vitaminas C e D) e desmente sobre receitas que têm sido divulgadas como indicadas para combater o vírus. A publicação reforça quais são os cuidados comprovados que podem evitar a transmissão e o contágio.

Leia também: Cartilha orienta sobre alimentação para aumentar a imunidade de diabéticos, hipertensos e asmáticos.


Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho