Dificuldades com números? Departamento de Estatística oferece assessoria para projetos

23/02/2021 - 18:49  •  Atualizado 26/02/2021 13:41

Métodos estatísticos estão presentes em diversas áreas, desde as ciências naturais, sociais, até o meio empresarial. Entretanto, é comum se deparar com dificuldades para montar modelos estatísticos e testar hipóteses. Para auxiliar quem se encontra nessa situação, o curso de Estatística da Ufes conta com o Laboratório de Estatística (Lestat) e a Empresa Júnior da Estatística (Constat Jr.).

O Laboratório é uma disciplina obrigatória, criada em 2009, na qual estudantes de Estatística do último período, supervisionados por um professor do curso, auxiliam a comunidade acadêmica com assessoria a projetos de pequeno porte.

Atualmente, em razão da suspensão das atividades presenciais como medida de controle da COVID-19, a disciplina está funcionando de maneira remota. Conforme a coordenadora do colegiado do curso, Nátaly Monroy, o objetivo do Lestat é propiciar assessoria para estudos acadêmicos de toda a Universidade, independentemente da área de pesquisa.

“Não há um número fixo de atendimentos por semestre, depende da dificuldade que cada projeto apresenta. Quem delimita a capacidade de atendimento é o professor encarregado da disciplina”, acrescenta.

Atendimento à população

Já a Constat Jr. é uma empresa júnior formada por estudantes do curso de Estatística, voltada ao atendimento à comunidade externa e a projetos de maior porte. Ela visa promover o empreendedorismo utilizando metodologias de análise atualizadas.

A empresa fornece serviços como cálculo amostral, análise descritiva, pesquisa de mercado, pesquisa de satisfação, entre outras. A Constat Jr. atende cerca de dois projetos por mês.

Como solicitar

Os pesquisadores interessados na assessoria do Lestat podem acessar a ficha de inscrição no site do curso de Estatística e enviá-la ao e-mail lestat@grupos.ufes.br. Caso o interessado seja estudante de algum curso de graduação ou programa de pós-graduação, é recomendada a presença de seu orientador no atendimento.

O serviço do Lestat é gratuito. Eventuais contrapartidas em formato de divulgação dos serviços do laboratório, parcerias em publicações, doações de material de consumo ou similares podem ser combinadas diretamente com o professor supervisor da disciplina, desde que aprovadas pelo Departamento de Estatística.

Já para conhecer o trabalho da Constat Jr. e solicitar atendimento, basta acessar o perfil da empresa no Instagram ou entrar em contato pelo WhatsApp 27 99827-0689.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: Freepik