Disciplina de Empreendedorismo realiza aula aberta a todos os estudantes da Ufes, nesta quinta, 4

04/02/2021 - 14:55  •  Atualizado 05/02/2021 12:45

Nesta quinta-feira, 4, das 17 às 19 horas, acontece a transmissão ao vivo da aula de Empreendedorismo, disciplina aberta a estudantes de quaisquer cursos dos quatro campi da Ufes, ingressantes ou veteranos, sem exigência de pré-requisito. Nos encontros, professores e empresários do ecossistema capixaba de empreendedorismo e inovação discutem temas como estratégias empresariais e análise de mercado e dão apoio aos estudantes durante a jornada de criação de suas propostas de negócios. As aulas acontecerão às terças e quintas-feiras, por meio do aplicativo Google Meet.

A facilitadora de processos organizacionais Lícia Mesquita participará do encontro virtual a convite da coordenadora da disciplina, a professora do Departamento de Engenharia de Produção Miriam de Magdala. “Nesta aula on-line, vamos começar a imersão no universo de startups, com destaque para o empreendedorismo com impactos sociais e ambientais positivos, novidade desta edição da disciplina”, explica a coordenadora.

A primeira aula do semestre, ministrada na terça-feira, 2, contou com a participação da empresária capixaba Julia Caiado, que fez uma análise do empreendedorismo na Grande Vitória. Após finalizados os encontros ao vivo, todas as aulas são disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina.

Matrícula

Os estudantes que optarem por se matricular na disciplina devem buscar pelo código de Empreendedorismo (EPR – 07936) durante o período de ajuste de matrículas relativo ao semestre letivo 2020/2, que será realizado de 23 a 26 de fevereiro. São oferecidas 50 vagas.

Ao longo do semestre, os matriculados aprenderão sobre empreendedorismo e sua relação com inovação, perfis comportamentais, vendas e exponencialidade, identificação de problema a ser solucionado e hipóteses, financiamento e questões jurídicas e societárias de startups.

Segundo a professora Miriam de Magdala, é importante a participação de todos os interessados desde a primeira aula, mesmo antes da efetivação da matrícula: “É nesse primeiro momento que os grupos de trabalho vão se formando. E, com as atividades da disciplina sendo desenvolvidas durante o período especial de Earte, os estudantes do interior também podem se matricular e participar das aulas”, diz ela, referindo-se ao Ensino-Aprendizagem Remoto Temporário e Emergencial, ensino remoto implantado pela Ufes no período de excepcionalidade causado pela pandemia da COVID-19.

Empreendedorismo na Ufes

A oferta da disciplina faz parte do projeto Empreendedorismo na Ufes, aprovado no final de dezembro de 2018, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo entre alunos da Universidade e, com isso, impactar positivamente a economia capixaba, criando uma cultura empreendedora nos estudantes.

Outras iniciativas que fazem parte do projeto são a criação de um programa de incubação de empresas inovadoras; a criação de um programa de incubação científica; o apoio a Empresas Juniores; a parceria com o Sebrae para execução de cursos e consultorias; a realização de capacitação para empreender; e o fortalecimento da marca Ufes em produtos diversos.

Mais informações sobre o projeto Empreendedorismo na Ufes estão disponíveis no site http://empreendedorismo.ufes.br/.

Texto: Adriana Damasceno