Dois programas de pós-graduação (PPGs) da Ufes alcançaram nota 6 na avaliação quadrienal realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao período 2017-2020: os programas de Biotecnologia - Renorbio e de Política Social. O conceito 6 da Capes indica desempenho equivalente a padrões internacionais de excelência.
O resultado da avaliação foi liberado para divulgação nesta segunda-feira, 12. Além desses, oito PPGs anteriormente avaliados com nota 4 subiram para o conceito 5, e 15 que tinham nota 3 alcançaram o conceito 4.
A avaliação dos cursos de mestrado acadêmico, mestrado profissional e doutorado é realizada pela Capes uma vez a cada quatro anos. Ela gera notas, que vão de 1 a 7, sendo que as notas 4 e 5 significam um desempenho entre bom e muito bom. A nota 5, que representa excelência nacional, é a nota máxima para programas que possuem apenas curso de mestrado.
A partir dessa avaliação, a Ufes agora possui dois programas com conceito 6; 17 com nota 5; 35 com nota 4; e sete com conceito 3.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Valdemar Lacerda Jr., considera o resultado da avaliação quadrienal da Capes como extremamente favorável à Universidade. “Primeiro, porque o tão sonhado curso com conceito 6 aconteceu, e não somente um, mas dois cursos com conceito 6. Até então, o Espírito Santo era o único estado da Região Sudeste sem nenhum curso com conceito 6, o que significa ser um curso de excelência internacional. Mas nossa alegria e entusiasmo não param aí, porque vários programas de pós-graduação subiram seu conceito. Isto reflete o trabalho sério que vem sendo feito pela Universidade, desde a Administração Central até os estudantes, passando pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, pelos diretores de Centro, coordenadores e professores”, comemora.
Lacerda Jr. também agradeceu o apoio das agências de fomento à pesquisa: “Elas muito contribuíram para o resultado alcançado”.
Critérios
A avaliação da Capes é realizada com base em critérios que consideram, essencialmente, a produção científica dos docentes e discentes, a formação do corpo docente, a qualidade da formação dos alunos e o impacto social do programa.
Segundo a Capes, um dos principais objetivos da avaliação é assegurar ao aluno de mestrado ou doutorado que ele terá aulas e será orientado por professores competentes, cientificamente produtivos e reconhecidos por seus pares. Outro objetivo é permitir que as próprias instituições avaliadas (universidades, centros universitários e faculdades) tenham uma análise que as ajudará a definir suas políticas de aprimoramento interno.
Conheça como foram avaliados os programas de pós-graduação da Ufes:
PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFES |
Modalidade |
2022 |
2017 |
CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO * |
Acadêmico |
3 |
- |
CIÊNCIAS ODONTOLÓGICAS * |
Acadêmico |
3 |
- |
BIOTECNOLOGIA RENORBIO |
Acadêmico |
6 |
5 |
POLÍTICA SOCIAL |
Acadêmico |
6 |
5 |
ARQUITETURA E URBANISMO |
Acadêmico |
5 |
4 |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS |
Acadêmico |
5 |
4 |
CIÊNCIAS FLORESTAIS |
Acadêmico |
5 |
4 |
EDUCAÇÃO FÍSICA |
Acadêmico |
5 |
4 |
ENSINO DE FÍSICA PROFIS |
Profissional |
5 |
4 |
GENÉTICA E MELHORAMENTO |
Acadêmico |
5 |
4 |
LINGÜÍSTICA |
Acadêmico |
5 |
4 |
PROFBIO ENSINO DE BIOLOGIA EM REDE NACIONAL |
Profissional |
5 |
4 |
ASTROFÍSICA, COSMOLOGIA E GRAVITAÇÃO |
Acadêmico |
5 |
5 |
BIOTECNOLOGIA |
Acadêmico |
5 |
5 |
CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS |
Acadêmico |
5 |
5 |
EDUCAÇÃO |
Acadêmico |
5 |
5 |
ENGENHARIA AMBIENTAL |
Acadêmico |
5 |
5 |
ENGENHARIA ELÉTRICA |
Acadêmico |
5 |
5 |
HISTÓRIA |
Acadêmico |
5 |
5 |
QUÍMICA |
Acadêmico |
5 |
5 |
SAÚDE COLETIVA |
Acadêmico |
5 |
5 |
AGROQUÍMICA |
Acadêmico |
4 |
3 |
ARTES |
Acadêmico |
4 |
3 |
BIOQUÍMICA |
Acadêmico |
4 |
3 |
CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS |
Acadêmico |
4 |
3 |
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS |
Acadêmico |
4 |
3 |
CIÊNCIAS VETERINÁRIAS |
Acadêmico |
4 |
3 |
COMUNICAÇÃO E TERRITORIALIDADES |
Acadêmico |
4 |
3 |
ENERGIA |
Acadêmico |
4 |
3 |
ENFERMAGEM |
Profissional |
4 |
3 |
ENGENHARIA CIVIL |
Acadêmico |
4 |
3 |
ENSINO NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Acadêmico |
4 |
3 |
FILOSOFIA PROFISSIONAL |
Profissional |
4 |
3 |
GESTÃO PÚBLICA |
Profissional |
4 |
3 |
NUTRIÇÃO E SAÚDE |
Acadêmico |
4 |
3 |
PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO |
Profissional |
4 |
3 |
ADMINISTRAÇÃO |
Acadêmico |
4 |
4 |
AGRICULTURA TROPICAL |
Acadêmico |
4 |
4 |
AGRONOMIA |
Acadêmico |
4 |
4 |
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA |
Acadêmico |
4 |
4 |
BIOLOGIA VEGETAL |
Acadêmico |
4 |
4 |
CIÊNCIAS CONTÁBEIS |
Acadêmico |
4 |
4 |
CIÊNCIAS SOCIAIS |
Acadêmico |
4 |
4 |
ECONOMIA |
Acadêmico |
4 |
4 |
ENGENHARIA MECÂNICA |
Acadêmico |
4 |
4 |
FILOSOFIA |
Acadêmico |
4 |
4 |
FÍSICA |
Acadêmico |
4 |
4 |
GEOGRAFIA |
Acadêmico |
4 |
4 |
INFORMÁTICA |
Acadêmico |
4 |
4 |
OCEANOGRAFIA AMBIENTAL |
Acadêmico |
4 |
4 |
GESTÃO E REGULAÇÃO DE RECURSOS HÍDRICOS - PROFÁGUA |
Profissional |
4 |
4 |
PSICOLOGIA INSTITUCIONAL |
Acadêmico |
4 |
4 |
DOENÇAS INFECCIOSAS |
Acadêmico |
4 |
5 |
LETRAS |
Acadêmico |
4 |
5 |
MATEMÁTICA EM REDE NACIONAL |
Profissional |
5 |
4 |
PSICOLOGIA |
Acadêmico |
5 |
5 |
DIREITO PROCESSUAL |
Acadêmico |
3 |
3 |
EDUCAÇÃO FÍSICA PROFISSIONAL |
Profissional |
3 |
3 |
ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL |
Profissional |
3 |
3 |
ENGENHARIA QUÍMICA |
Acadêmico |
3 |
3 |
ENSINO DE FÍSICA |
Profissional |
3 |
3 |
ENSINO, EDUCAÇÃO BÁSICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
Acadêmico |
4 |
3 |
MATEMÁTICA |
Acadêmico |
3 |
3 |
* Esses programas não foram avaliados em 2017 por terem sido criados após essa data.
Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes