Edufes doa mais de 200 livros para estudantes em ação comunitária Ufes pela Ufes

16/06/2021 - 17:15  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

A Editora da Ufes (Edufes) está participando com a doação de 210 obras literárias aos estudantes beneficiados pela campanha Ufes pela Ufes: ação comunitária em defesa da vida. A ação é uma iniciativa da comunidade interna da Universidade que está arrecadando e distribuindo cestas básicas de alimentos a estudantes, trabalhadores terceirizados e familiares dos trabalhadores vinculados ao projeto de extensão Impactando Vidas, que estão em situação de vulnerabilidade.

As obras, doadas junto com as cestas, foram escolhidas entre as diversas áreas de conhecimento que compõem o catálogo da Edufes, levando-se em consideração a temática de interesse de cada estudante. Dentre os títulos, encontram-se Apresentação à Economia; Morfologia Vegetal; Darwin: ensaios e controvérsias; Aspectos históricos da imprensa capixaba; Educação física e os desafios da inclusão; Saúde coletiva: coletâneas; Matemática básica vol. 2; Relatos de investigação em psicologia; A questão social e as políticas sociais no contexto latino-americano; e No rastro das províncias: as epidemias no Brasil oitocentista.

Segundo o diretor da Edufes, Wilberth Salgueiro, a doação dos livros tem como objetivo explicitar, de forma simbólica, a solidariedade da editora, no sentido de colaborar com a ampliação da leitura em todas as modalidades possíveis. “O acesso à literatura, à leitura e à cultura em forma escrita, deve ser tão importante quanto bens materiais, como casa, comida, saúde e afins. Ter um livro é, ainda que metaforicamente, ter uma espécie de abrigo contra a solidão que, muitas vezes, o mundo nos impõe”, diz, citando o sociólogo, crítico literário e professor Antônio Cândido (1918-2017), no clássico texto O direito à literatura.

Neste mês de junho, a entrega das cestas básicas com os livros acontece nesta semana.

Texto: Adriana Damasceno