Ekaterina Bessmertnova lançará clipe e apresentará canções do seu primeiro trabalho solo no projeto Som na Sexta

11/12/2025 - 15:48  •  Atualizado 11/12/2025 18:45
Texto: Com informações da assessoria de comunicação do Instituto Marlin Azul     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto da cantora Ekaterina Bessmertnova

A cantora russa Ekaterina Bessmertnova é quem vai iluminar o projeto de extensão Som na Sexta de dezembro, nesta sexta-feira, 12, a partir das 18 horas. Ela lançará clipe e apresentará show com canções do seu primeiro trabalho solo e clássicos da MPB. O evento musical, que é gratuito e aberto ao público, acontecerá na sede do Instituto Marlin Azul, localizado na Rua Oscar Rodrigues de Oliveira, 570, no Bairro Jardim da Penha, em Vitória, próximo à Rua da Lama. Cantora profissional naturalizada brasileira e radicada em Vitória há nove anos, Bessmertnova lançará no Som na Sexta o clipe da música Contra os Ventos e as Marés, do seu primeiro álbum solo.

Neste seu primeiro EP, lançado em 2024, ela interpreta cinco canções do maestro e compositor Célio Paula, inspirada pelas memórias afetivas dos verões de sua terra natal e pela vivência em solo tropical. Contra os Ventos e as Marés, que também dá título ao álbum, reflete a compreensão de que nada do que existe é fixo e estático, a partir de uma poesia sobre o acaso e as desventuras do amor. Ainda integram o EP as faixas Oitizeiro, Aprumar, Pé de Goiaba e Sai de Reto Olho Gordo.

Com sua voz potente e timbre aveludado, Ekaterina compartilha com o público canções populares, combinando ritmos como o samba, a bossa nova, o ijexá e a valsa. Para celebrar o lançamento do clipe, ela fará uma apresentação especial com todas as cinco músicas do álbum e uma seleção de clássicos da música popular brasileira.

Acompanham a cantora na apresentação do Som na Sexta o compositor, guitarrista, violonista, pesquisador acadêmico, professor de violão e guitarra da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) Victor Polo; a violoncelista da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses) e professora de violoncelo no projeto Vale Música Liana Meirelles; e o percussionista da Oses, produtor e professor Léo de Paula.

Trajetória

Ekaterina Bessmertnova se especializou em Canto Popular e Jazz na Academia Estatal das Artes de Ufá, na República do Bascortostão, na Rússia. Tem experiência profissional como professora de canto na Escola Pública Municipal de Música (para crianças e jovens), solista de big band e em apresentações diversas em casas de shows, restaurantes e bares na sua cidade natal. Desde 2018, atua como professora de canto em escolas de música de Vitória.

Ekaterina se destacou como cantora solista nos projetos Mulheres na Música, com a Camerata Sesi (2025); Voz e Percussão com Léo de Paula (2024, 2025); Tributo a Dona Ivone Lara (2024, 2025); Trilhas de Novela, com a Camerata Sesi (2024); Recital-palestra Musicalidade Bantu no Brasil, em Bogotá, Colômbia (2024); e Abertura oficial do movimento Outubro Rosa no Palácio Anchieta (2021, 2023, 2024 e 2025), entre outros. Foi semifinalista do Prêmio da Música Capixaba na categoria Intérprete (2024 e 2025).

Som na Sexta

O projeto Som na Sexta - IMA Musical nasceu da parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA) da Ufes e do desejo comum de promover encontros musicais informais, na primeira sexta-feira de cada mês. Em cada edição, um ou mais artistas são convidados para a apresentação de um pequeno conjunto de peças de compositores locais, nacionais ou internacionais. O objetivo do projeto de extensão é criar um espaço/tempo para que estudantes e profissionais do estado se apresentem em um ambiente descontraído, aproximando a arte das pessoas.

Foto: Divulgação

Categorias relacionadas