Em apresentação formal, superintendente de Cultura e Comunicação aponta desafios

13/03/2015 - 18:33  •  Atualizado 16/03/2015 14:50

O reitor Reinaldo Centoducate e a vice-reitora Ethel Maciel realizaram nesta quinta-feira, 12, a apresentação formal do novo superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, professor Edgard Rebouças, à equipe de gestão da Universidade. A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da Reitoria.

A vice-reitoria abriu a solenidade agradecendo ao professor por aceitar o convite de assumir a gestão da Superintendência. “Estamos muito felizes com a sua chegada”, disse.

Em seguida o reitor destacou o currículo do professor Edgard e agradeceu a confiança em aceitar esse desafio. “Na Ufes, nós trabalhamos com a união entre as áreas de Cultura e Comunicação e eu estou convencido de que este é um bom modelo. O perfil do professor é mais que adequado para assumir a função, pois sua formação acadêmica é na área de comunicação e ele ainda conta com uma vasta experiência no campo cultural”, salientou.

O superintendente Edgard Rebouças afirmou que esse desafio vem complementar um projeto idealizado desde a época em que era estudante da Ufes.

“Quando recebi o convite, relembrei todas as observações e críticas que sempre fiz na direção do que eu acredito que pode ser a Universidade e pensei em como eu posso colaborar com isso. Não me arrependo, em 2009, de pedir transferência da Universidade Federal de Pernambuco para a Ufes, com o objetivo de colaborar com a criação do mestrado em Comunicação. Eu sou de Vitória. Sempre pensei em voltar e contribuir para que a Ufes e o Espírito Santo se tornem uma referência”, destacou.

Ele mencionou ainda que os processos de cultura e comunicação devem ser horizontalizados, envolvendo todos os Centros e colocando a Ufes no protagonismo dos debates em todas as áreas: “Temos uma equipe competente e comprometida com o trabalho. A partir daí, temos que reconhecer que a Universidade tem um papel muito forte na sociedade e trabalhar para que a comunidade capixaba nos respeite e saiba que temos muito para colaborar”.

Perfil

Jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes, Edgard Rebouças possui mestrado em Indústrias Culturais pela Universidade Grenoble 3, na França,  e doutorado em Políticas e Estratégias de Comunicações pela Universidade Metodista de São Paulo, com bolsa de pesquisa na Universidade do Quebec em Montreal. Foi professor da Universidade Federal de Pernambuco, onde foi responsável pelo projeto de reestruturação da TV Universitária, a mais antiga TV pública do país.

Na área acadêmica, ele desenvolve projetos e ações em temas relacionados a democratização da mídia, direitos humanos, comunicação pública e educomunicação. Atualmente coordena o Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência. Sua experiência inclui ainda o trabalho nos jornais A Gazeta e A Tribuna e nas TVsEducativa, Capixaba e Gazeta, além de projetos nas áreas de cinema e audiovisual. Entre 2013 e 2014, o professor Edgard ocupou a Coordenação-geral de Mídias e Conteúdos Digitais do Ministério da Educação, onde era responsável pela TV Escola, Portal do Professor, Proinfo, entre outras ações.

O novo superintendente assume em substituição à professora Ruth Reis, que voltou a dedicar-se exclusivamente às atividades acadêmicas nos cursos de graduação e mestrado em Comunicação.

Por Hélio Marchioni e Juliana Amaral (bolsista de projetos de Comunicação supervisionada por Thereza Marinho), com foto de Jéssyka Saquetto.