Em entrevista à Rádio Universitária, reitor da Ufes destaca conquistas dos primeiros meses de mandato e aponta desafios

13/12/2024 - 16:07  •  Atualizado 13/12/2024 16:19
Texto: Hélio Marchioni     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto do reitor no estúdio da rádio com o jornalista Hélio Marchioni

O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, concedeu uma entrevista ao programa Ciência Ufes, da rádio Universitária, na manhã desta sexta-feira, 13, e fez um balanço dos primeiros nove meses de mandato, que teve início no dia 24 de março deste ano. Segundo ele, a Universidade já teve algumas conquistas, mas o maior desafio continua sendo o acesso e a permanência dos estudantes na Instituição. A entrevista completa você confere no site da rádio Universitária e também na página do programa Ciência Ufes no Spotify.

“Desde março já avançamos muito. Vale destacar a criação da Diretoria de Governança, Controle e Integridade para dar mais visibilidade e transparência ao plano de gestão que nós estamos seguindo. Esse plano vai ser colocado numa plataforma para que toda a comunidade possa acompanhar o que está sendo feito. Também criamos a Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidade, reforçando que as políticas afirmativas são uma política da Universidade, e a Diretoria de Mediação de Conflitos para antecipar a solução dos conflitos antes que eles se tornem processos disciplinares”, destacou o reitor.

Outra conquista importante, para Castro, é a reaproximação com os agentes políticos do Estado nos níveis municipal, estadual e federal. Ele destacou a retomada das parcerias com prefeituras e com o Governo do Estado, bem como o diálogo com a bancada federal em Brasília. “Estamos com grandes projetos com esses atores, como é o caso de parcerias com a iniciativa pública e privada na área da Inteligência Artificial, a implantação do transporte estudantil entre os municípios de Alegre e Jerônimo Monteiro e a inauguração da Inova Ufes, a agência de inovação da Universidade”, exemplificou.

“O mais importante que nós fizemos, de nove meses para cá, foi levar a Ufes de volta para a sociedade capixaba. Foi atravessar a avenida Fernando Ferrari, pular o muro da Universidade e levar a Ufes para a sociedade. E, ao mesmo tempo, trazer as comunidades para dentro da Ufes. Apesar dessas conquistas, temos um grande desafio: o acesso e a permanência. Precisamos atrair o jovem para nossa Universidade e fazer com que ele permaneça e conclua seu curso com sucesso”, afirmou o reitor, cujo mandato vai até março de 2028.

O Ciência Ufes é um programa de educomunicação científica com entrevistas sobre pesquisas, projetos e ações da Ufes que têm um impacto direto na vida das pessoas. O programa é semanal, sendo veiculado toda sexta-feira, às 10 horas.

Foto: Thiago Sobrinho

Categorias relacionadas