Em visita à Ufes, presidente do Conselho Federal de Química destaca importância da Universidade na busca pela sustentabilidade

24/06/2024 - 17:43  •  Atualizado 24/06/2024 18:04
Texto: Thiago Sobrinho     Edição: Thereza Marinho
Foto dos participantes da reunião sentados em volta da mesa na sala de reuniões

O reitor Eustáquio de Castro recebeu na manhã desta segunda-feira, 24, a visita do presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho. O encontrou contou também com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Valdemar Lacerda Júnior; do presidente do Conselho Regional de Química (CRQ da 21ª Região), Alexandre Castro; do vice-presidente do CRQ, Mário Sérgio Gomes; do conselheiro federal Marcos Halas, e do chefe de gabinete do CFQ, Weverton Borges.

O presidente do CFQ disse que sua visita à Ufes busca a integração com a Universidade, que tem um importante papel no desenvolvimento de ações e projetos sustentáveis, em benefício da sociedade. “Aqui está a inteligência. E a inteligência tem de ser disseminada em prol da sustentabilidade. Nós temos que nos unir para esse bem comum, que hoje é o centro da humanidade. Sem isso, não há sobrevivência”, frisou.

Ele também lembrou da relação de proximidade com o reitor da Ufes, uma vez que ambos são egressos do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade de São Paulo (USP). “Só de visitar um colega que é químico, reitor e irmanado com a nossa causa é sensacional’, ressaltou Oliveira Filho.

Meio ambiente

Durante o encontro, o reitor Eustáquio de Castro destacou a importância da Química para a preservação do meio ambiente. “A Química tem um papel fundamental em todo esse processo relacionado às questões ambientais. Não só nós, como químicos, mas também a Ufes, que sempre vem agindo de forma proativa com seus projetos relacionados com a parte do meio ambiente, e agora, mais recentemente, com questões que envolvem eventos climáticos”, enfatizou.

Foto dos visitantes conhecendo um dos laboratórios do Labpetro

“A Química tem sido proativa nesse sentido e é um prazer muito grande receber o doutor José Ribamar e o doutor Alexandre Castro. A Universidade agradece a visita de todos aqui”, concluiu o reitor, que pretende no fim do próximo mês fazer uma visita à sede do Conselho Federal de Química, em Brasília.

Também durante a reunião, o reitor e o presidente do CFQ destacaram a atuação do Conselho Regional de Química da 21ª Região, que tem como um dos fundadores o pró-reitor Valdemar Lacerda Júnior.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Reitoria e se estendeu ao Núcleo de Competências em Química do Petróleo (NCQP), localizado no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Metodologias para Análise de Petróleos (Labpetro), no campus de Goiabeiras, em Vitória.

Categorias relacionadas