Encontro reunirá pesquisadores na Ufes para discutir crise sanitária pós-covid-19

06/06/2023 - 12:26  •  Atualizado 07/06/2023 16:09
Compartilhe

Entre os dias 13 e 15 de junho, o campus de Goiabeiras sediará o 9º Encontro Internacional de Política Social e o 16º Encontro Nacional de Política Social, que abordarão o tema A Política Social na crise sanitária revelando outras crises. Conferencistas de várias partes do Brasil e do mundo vão se reunir para promover um intercâmbio acadêmico sobre o panorama geral da crise capitalista, ampliada pela pandemia de covid-19, bem como o papel da política social e da reprodução social neste contexto.

As atividades serão realizadas no Teatro Universitário, nas salas do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e na Associação dos Docentes da Ufes (Adufes). As inscrições para ouvintes podem ser feitas até 11 de junho por meio do site do evento, que será realizado em formato presencial e terá seu conteúdo apresentado nos idiomas português, espanhol (sem tradução) e inglês (com tradução consecutiva).

Programação

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS), vinculado ao CCJE/Ufes, o congresso terá em sua programação minicursos simultâneos, apresentações de trabalhos, sessões culturais, mesas-redondas, conferências e lançamento de livros. Além de especialistas de diversas instituições brasileiras – como Ufes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sociedade Brasileira de Agroecologia (SBA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) –, pesquisadores internacionais de universidades da Espanha, da Argentina e da China também estarão presentes.

Dentre os temas a serem abordados pelos conferencistas, estão questões relacionadas às diversas dimensões da crise, dentre as quais estão a política, a sanitária e a econômica. De acordo com a organização, estes processos aprofundam a contradição entre lucro e morte, economia e sociedade; escancaram o desmonte das políticas sociais e da seguridade social; e revelam a incompatibilidade entre o padrão de financiamento público da proteção social e a internacionalização produtiva e financeira.

O 9º Encontro Internacional e o 16º Encontro Nacional de Política Social conta com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). A Ufes – por meio do CCJE, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) – e a Fundação Espírito-santense de Tecnologia (Fest) são apoiadoras do evento.

Mais informações podem ser obtidas na página do encontro no Facebook.

 

Texto: Adriana Damasceno, com informações do PPGPS
Edição: Thereza Marinho