Encontro sobre produtos geneticamente modificados acontece nesta quarta, 26

24/10/2022 - 17:54  •  Atualizado 25/10/2022 17:02
Compartilhe

A Comissão Interna de Biossegurança da Ufes (CIBio/Ufes) promove um evento nesta quarta-feira, 26, para debater a modificação genética de produtos e sua regulação no mercado. Realizado em parceria com o International Life Science Institute Brasil (ILSI), o encontro Transgênicos e a questão da rotulagem será realizado de forma híbrida: presencialmente, no auditório da Biotecnologia, no campus de Maruípe, em Vitória; e transmitido on-line, com tradução simultânea.

Com proposta didática, o evento é dirigido ao público em geral. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até terça-feira, 25. 

O encontro está dividido em duas partes. Pela manhã, a partir das 9 horas, acontece o workshop Transgênicos são seguros?, com abertura da diretora executiva do ILSI Brasil, Flavia Goldfinger, e da professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Ufes (PPGBiotecnologia) e presidente da Comissão Interna de Biossegurança, Patricia Fernandes.

Na sequência, o pesquisador da Fundação Espírito-Santense de Tecnologia (Fest), Oeber Quadros, ministra palestra em que define o que são os transgênicos. Em seguida, a professora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Denise Capalbo, e a pesquisadora do Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Adriana Gianotto, abordam formas de avaliar a segurança desses produtos. Gianotto e Fernandes voltam no último momento da manhã para falar sobre o gerenciamento da segurança dos transgênicos. Haverá períodos para perguntas e respostas da plateia, além de debate ao fim das palestras. 

À tarde, a partir das 13h30, acontece a segunda parte do evento, Transgênicos e a questão da rotulagem, com abertura de Flavia Goldfinger e representantes da Ufes. Às 14 horas, o pesquisador e professor James Broach, chefe do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular e diretor do Instituto de Medicina Personalizada da Penn State University, profere a palestra que dá título ao encontro. Logo depois, às 15 horas, o professor do PPGBiotecnologia/Ufes, Alberto Fernandes, modera um bate-papo com o diretor da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), Alexandre Novachi, a doutoranda Luiza Favarato (PPGBiotecnologia/Ufes), a professora Patricia Fernandes e dois estudantes do ensino médio – um do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e um da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hildebrando Lucas, localizada em Vitória. Por fim, às 17 horas, acontece o lançamento do livro Transgênicos e a questão da rotulagem, escrito por vários especialistas no tema.

Para a professora Patricia Fernandes, o evento é uma oportunidade para as pessoas entenderem, de fato, o que são os transgênicos e para que servem as modificações genéticas. "Sempre se associou transgênicos a agrotóxicos. A maioria das pessoas sabe só o que ouviu falar, e geralmente o que foi falado contra", afirma ela.
 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes