Enfermeira Maria Edla de Oliveira Bringuente recebe o título de Professora Emérita da Ufes

20/02/2020 - 18:57  •  Atualizado 01/11/2022 09:19

A professora aposentada Maria Edla de Oliveira Bringuente, do Departamento de Enfermagem e Obstetrícia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), recebeu nesta quinta-feira, 20, o título de Professora Emérita da Ufes. Em uma sessão solene marcada por muita emoção, o título foi entregue pelo reitor e presidente do Conselho Universitário, Reinaldo Centoducatte.

Maria Edla foi a primeira enfermeira a receber o título. Ela é pioneira na criação do curso de graduação em Enfermagem na Ufes, em 1976, e na organização do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, em 2011.

A homenagem foi proposta ao Conselho Universitário pela vice-reitora e professora do Departamento de Enfermagem Ethel Maciel, juntamente com a secretária de Avaliação Institucional da Ufes, Leila Massaroni, professora aposentada do mesmo departamento.

Após fazer um breve relato da trajetória profissional da professora, Ethel Maciel destacou sua atuação pioneira e permanente: “A professora Edla é professora aposentada, mas em nenhum dia de sua vida deixou de atuar nesta Universidade. Hoje ela faz parte do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, que foi fundado com sua contribuição. Quando chegou ao Espírito Santo, em 1974, o Hospital Universitário tinha três enfermeiras. A professora Edla foi a quarta. Essas quatro enfermeiras, que vieram de outros estados, passam então a compor neste estado a importante missão de formação de enfermeiros, que pudessem pensar cientificamente, ter uma formação para cuidar das pessoas”, relembrou.

Ela também destacou a importante contribuição da professora para a criação do primeiro curso técnico de Enfermagem do estado, a partir de um convênio firmado entre a Ufes e a Secretaria de Estado da Saúde. “A chegada dos primeiros técnicos de Enfermagem ao Hospital Universitário foi uma revolução. Mas ainda faltava que essas pessoas pudessem ter acesso a um maior conhecimento científico. Então, em junho de 1976, é criado o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Espírito Santo. Nós tivemos, pela primeira vez, a ciência aliada ao cuidado com o paciente”, ressaltou.

Emocionada, a vice-reitora finalizou: “Há muitas coisas para dizer sobre a professora Edla. Mas eu gostaria de pegar a metáfora de um poema de Cora Coralina que representa essa trajetória profissional: a professora Edla é uma dessas mulheres que recolheu as pedras, construiu escadas e subiu sobre elas. Mas, mais importante que isso, ela foi capaz de quebrar as pedras para que nós pudéssemos caminhar com mais tranquilidade. E nesse caminho ela plantou flores e nós hoje somos o reflexo dessas flores que ela plantou”.

Reconhecimento

Em seu pronunciamento, o reitor Reinaldo Centoducatte afirmou que a homenagem à professora Maria Edla de Oliveira Bringuente é, efetivamente, um reconhecimento à sua história como enfermeira, como pesquisadora e como professora do Departamento de Enfermagem e Obstetrícia do Centro de Ciências da Saúde.

“A professora Maria Edla, mestre de tantas gerações de profissionais da Enfermagem, consolidou um vigoroso legado para as ciências da saúde em nossa instituição e no Espírito Santo, com a sua longa e produtiva atuação de mais de quatro décadas. Devo dizer que a concessão deste título traz o simbolismo que deve estar contido em todas as homenagens, porque uma homenagem deve traduzir todo o sentimento de reconhecimento e de agradecimento a alguém que dedicou grande parte de sua vida a uma causa, a uma instituição, e à formação de valores profissionais e éticos”, disse.

O reitor declarou ainda que a homenageada traz a marca do pioneirismo, do dinamismo e do permanente entusiasmo pelo ensino e pelo desenvolvimento da Enfermagem: “O currículo da professora Maria Edla de Oliveira Bringuente é extenso, e sua trajetória digna e plena. As novas gerações têm na nossa professora emérita exemplos definitivos de que é preciso sonhar, de que é possível sedimentar novos caminhos na direção do futuro e de que a educação pública é efetivamente um caminho fundamental para o desenvolvimento do nosso país em todos os contextos”.

Em seu discurso de agradecimento, Maria Edla relembrou os desafios profissionais vividos e dedicou sua trajetória e o título recebido ao Departamento de Enfermagem, à Enfermagem capixaba e aos familiares. “A outorga desse título me enche de gratidão. À vida concedida por Deus, às muitas pessoas que passaram na minha vida, aos meus pais e mentores, aos pacientes, aos estudantes, aos colegas e à minha família. Quero agradecer por esse ‘Oscar’”, brincou, sendo aplaudida calorosamente.

A solenidade contou com a presença de professores, técnicos, estudantes e gestores da Universidade, além de familiares da homenageada.

Na foto: a assessora Leila Massaroni, a vice-reitora Ethel Maciel, a professora emérita Edla Bringuente, o reitor Reinaldo Centoducatte e o presidente do Conselho de Curadores da Ufes, Fernando Bissoli.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Jorge Medina