Engenheiros da Samarco visitam a Ufes para conhecer estudos sobre gestão de rejeitos

Os engenheiros da Samarco Mineração Raphael Medeiros e Fábio Ferreira (ambos de camisa azul, na foto) visitaram na última quinta-feira, 9, o Laboratório de Fenômenos de Transporte e Operações Unitárias do curso de Engenharia Química do campus de Alegre. Eles foram conhecer os estudos desenvolvidos pela Ufes que envolvem gestão de rejeitos a partir do uso de jardins filtrantes, além de tratamento e aplicação de biomassas lignocelulósicas, estruturadas basicamente por três polímeros: celulose, hemicelulose e lignina.

Os visitantes mostraram o interesse da empresa em realizar, em parceria com a Universidade, estudos que envolvam a sustentabilidade dos processos, com foco principalmente em descarbonização industrial, ou seja, a produção de bens com elevada inovação tecnológica, baixo impacto ambiental e menor emissão de gases do efeito estufa.

“O estreitamento das relações entre a Ufes e a Samarco é indispensável para o desenvolvimento de pesquisas que utilizam os preceitos da pirólise [processo de decomposição térmica da biomassa], além de colaborar com a política sustentável, projetos de pesquisa e o desenvolvimento social praticado na empresa”, afirma o professor do curso de Engenharia Química Robson de Sousa, que recebeu os visitantes juntamente com a professora Mariana Barbosa e o técnico Jamilson Silva Júnior.

Segundo Sousa, o objetivo principal da empresa é conciliar a teoria técnica e acadêmica e a prática industrial, tornando mais robusta a implementação dos projetos de forma sustentável e com menor impacto ambiental.

Barbosa destaca que colaborações como essa incentivam a inovação no setor industrial e a geração de profissionais desejáveis para o mercado de trabalho.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Acervo do curso de Engenharia Química

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 9 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
QRCODE e link que direciona para o cadastro da UFES no sistema e-Mec
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)