Escola de Verão em Matemática realiza ciclo de palestras de 11 a 22 de janeiro

08/01/2021 - 11:54  •  Atualizado 13/01/2021 09:56

O Departamento de Matemática da Ufes promove, como parte da XVI Escola de Verão, um ciclo de palestras que começará nesta segunda-feira, 11, e seguirá até 22 de janeiro. O evento contará com pesquisadores renomados nas áreas de topologia, geometria, teoria das singularidades, álgebra, sistemas dinâmicos, análise e matemática aplicada.

O Ciclo de Palestras tem como objetivo oferecer uma oportunidade para que estudantes de graduação e de pós-graduação tenham acesso ao que há de mais moderno no ensino de Matemática. “É um ambiente propício para a divulgação de resultados de trabalhos de pesquisa e para interação entre estudantes e pesquisadores oriundos dos mais variados centros de pesquisas no Brasil e no exterior”, afirma o professor e coordenador da Escola de Verão, Maico Ribeiro.

Cada palestra terá duração aproximada de 50 minutos. O acesso será por meio da plataforma Google Meet, sendo que o interessado deverá enviar e-mail para veraomatematicaufes@gmail.com, informando seu nome completo, CPF e o título da palestra a qual deseja assistir. A inscrição é gratuita e será fornecido certificado aos ouvintes. A programação completa pode ser conferida no Instagram do Programa de Pós-Graduação em Matemática (PPGMAT).

Escola de Verão

A Escola de Verão, que teve início em 4 de janeiro e segue até dia 29 deste mês, é um projeto anual que dá a estudantes e profissionais a oportunidade de aprofundarem seu conhecimento em Matemática durante o período de recesso acadêmico. Em razão da pandemia de COVID-19, a 16ª edição acontece de forma virtual.

“Mesmo em tempos de pandemia, o PPGMAT decidiu manter o evento, realizando esta edição de forma completamente virtual, para a segurança de todos os envolvidos. Foi preciso adaptar a dinâmica de funcionamento da escola, de modo que as atividades tenham fim antes da data prevista para o início do semestre letivo 2020/2”, explica Ribeiro.

A programação da Escola de Verão conta, além do ciclo de palestras, com dois minicursos, um curso de nivelamento em análise real e, neste ano, com o 1º Encontro Brasileiro em Teoria das Categorias. Submissões de trabalhos especificamente para o Encontro permanecem abertas até 11 de janeiro pelo site encontromatemático.mat.br.

Para inscrições e mais informações sobre o ciclo de palestras e a Escola de Verão, acesse veraomatematica.ufes.br.

Texto: Vinícius Fontana
Imagem: