Espaço Empreendedor Ufes está pronto para receber projetos inovadores

18/05/2021 - 20:38  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

O Espaço Empreendedor Ufes já está pronto para receber os vencedores do primeiro edital de seleção de propostas para incubação lançado pela Diretoria de Inovação Tecnológica da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (DIT/PRPPG) da Ufes. Localizado onde antes funcionava a antiga Gráfica Universitária, no campus de Goiabeiras, o Espaço é um ambiente de coworking e dispõe de mobiliário, computadores e internet, com capacidade para atender a até 25 projetos inovadores a serem incubados no período de até dois anos.

No primeiro edital de seleção, 11 propostas foram selecionadas. O edital foi aberto à comunidade universitária e com vagas específicas para empresas juniores pertencentes a cursos de graduação da Ufes. Os próximos editais vão contemplar também empresas de fora da Ufes.

Segundo o diretor de Inovação Tecnológica da PRPPG, Anilton Garcia, o Espaço visa estimular o empreendedorismo e a inovação na Universidade. As atividades no local serão iniciadas assim que a Ufes retomar, ainda que parcialmente, suas atividades presenciais, suspensas em função da pandemia de covid-19.

Dentre os 11 projetos selecionados para inaugurar o local, estão propostas inovadoras nas áreas de saúde, meio ambiente, tecnologia e prestação de serviços, como, por exemplo, produção e comercialização de biomaterial ósseo descelularizado; um serviço de identificação única de veículos por meio de câmeras de videomonitoramento e um sistema de mobilidade autônoma.

“São projetos em diversas áreas, que envolvem uso de tecnologia avançada. Há projeto, inclusive, já com patente e um outro premiado”, comenta Garcia. Na sua avaliação, a criação do Espaço Empreendedor “coloca a Ufes no eixo de universidades inovadoras”. Ele afirma: “A Ufes fez uma trajetória importante na excelência científica e, agora, com este espaço, damos um passo importante na direção da inovação e do empreendedorismo”.

O pró-reitor da PRPPG, Valdemar Lacerda Jr., destaca que o Programa de Incubadora de Empresas Inovadoras - Espaço Empreendedor (IncubaUfes) foi uma decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), expressa na Resolução 39/2019. “Com essa ação, a Ufes pretende incentivar e fortalecer o ambiente de inovação dentro da Universidade, com o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o ecossistema capixaba”, afirma.

Texto: Sueli de Freitas