Espaços culturais, museu e livraria reabrem a partir desta segunda, 19 de fevereiro

16/02/2024 - 17:27  •  Atualizado 20/02/2024 15:48

O 1º semestre letivo de 2024 na Ufes começa no dia 11 março, mas os espaços culturais do campus de Goiabeiras seguem abertos para o público durante as férias. Galerias de arte, Museu, Livraria e Planetário oferecem à comunidade uma programação diversa e formativa.

Após o horário especial de funcionamento e o recesso de Carnaval, a Galeria Espaço Universitário (Gaeu) retorna nesta segunda-feira, 19, ao atendimento integral ao público, das 10 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A galeria exibe Por uma crise da imagem, uma reunião de 16 fotografias de Nicolas Soares dispostas em três instalações. O artista aborda questões como política dos afetos, homossexualidade, racialidade, controle e exclusão de corpos. Os temas permeiam os 15 anos de trajetória de Soares, desde os trabalhos acadêmicos no Programa de Pós-Graduação em Artes da Ufes (PPGA), onde se formou mestre, até as exposições. Para agendamento de grupos, é preciso preencher um formulário neste link.

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) também volta ao funcionamento normal no dia 19, de segunda a sexta, das 9 às 17 horas. Até o dia 8 de março, o público poderá conhecer mais de 40 obras de estudantes dos cursos de Artes da Ufes, reunidas na mostra Ocupar... ainda não?. Criada para chamar atenção para as demandas dos estudantes, como a maior valorização da arte no espaço acadêmico, a exposição abrange diferentes linguagens, entre esculturas, pinturas, performances, videoartes e desenhos. Agendamentos para visitas em grupo podem ser feitos pelo e-mail gapvix@gmail.com.

MCV e Livraria

O Museu de Ciências da Vida (MCV - foto), referência nacional na conservação de peças anatômicas, oferece ao público uma viagem pelas diversas partes do corpo humano a partir desta segunda, com atendimento ao público até sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.

Já a Livraria da Ufes, que comercializa os títulos publicados pela Editora da Ufes (Edufes), também estará aberta a partir desta segunda, 19, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 17h, de segunda a sexta. Também há atendimento pelo telefone (27) 4009-7685 e pelo e-mail livrariaedufes@ufes.br.

Planetário

O Planetário de Vitória fecha sua programação de fevereiro com sessões às terças, quartas e quintas, das 11h às 11h30 e das 17h às 17h30. Na sexta, as apresentações acontecem das 18h às 19h30. Os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes de cada filme, por ordem de chegada.

Texto: Leandro Reis