Especial: DAS oferece serviços de atenção à saúde à comunidade universitária

02/08/2013 - 18:15  •  Atualizado 06/08/2013 08:37

por Luiz Vital

Os servidores docentes e técnico-administrativos, e também os estudantes da Ufes têm à sua disposição serviços permanentes e gratuitos na área de saúde prestados por meio do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), vinculado à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil (Progepaes). Os serviços oferecidos são atendimento médico, psicossocial e odontológico; exames periódicos e admissionais, previstos em legislação específica e perícias médicas para finalidades diversas. Somente no primeiro semestre deste ano o DAS realizou 7.816 atendimentos à comunidade universitária.

Em 2012, o DAS fez 12.732 atendimentos, incluindo os serviços médicos – ginecológico e psiquiátrico –, odontológico, social, psicológico, enfermagem, perícias e registros de atestados. “A tendência é que este ano o total de atendimentos seja superior ao do ano passado”, reconhece a servidora Daniela Simões Freitas Motta, diretora do DAS. Segundo ela, isso se deve ao fato de ter ocorrido aumento no número de professores, técnico-administrativos e estudantes da universidade, o que amplia os beneficiados pelo Departamento.

Valorização das pessoas

A pró-reitora de Gestão de Pessoas e Assistência Estudantil, Maria Lucia Casate, por sua vez, acrescenta outro aspecto: o processo de modernização do DAS, com a reforma das instalações físicas, aquisição de novos equipamentos e as campanhas e ações promovidas pelo setor junto à comunidade acadêmica. “A Administração da Universidade, por meio da Progepaes, tem como objetivo manter uma política permanente de assistência à comunidade universitária, com a valorização das pessoas de forma integral”, acentua. De acordo com a pró-reitora, a meta é ampliar e consolidar os serviços de atenção à saúde nos campi do interior do Estado, onde já funcionam unidades de atendimento nos centros de Ciências Agrárias, em Alegre, e Universitário Norte do Espírito Santo, em São Mateus.

Diversos serviços estão em pleno funcionamento, segundo aponta Daniela Motta. Ela menciona o plantão psicológico, que atende às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h30 às 12h, e das 13h às 16h30. “É um serviço muito procurado e, dependendo de cada caso, o setor encaminha a pessoa para o devido tratamento”, diz. Segundo Daniela, o DAS atende aos servidores docentes e técnico–administrativos e também aos estudantes cadastrados na Divisão de Assistência Estudantil (Daes), vinculada à Progepaes. Um plantão médico também funciona diariamente para o atendimento de intercorrências – dor, ferimento, febre, etc – cujo atendimento é ampliado para toda a comunidade acadêmica. O DAS ainda mantém em funcionamento o Centro de Recreação da Ufes, localizado no campus de Goiabeiras, para a prática de esporte e lazer por parte da comunidade acadêmica.

Seguridade social

O departamento atua nos procedimentos relacionados à seguridade social, em relação às licenças previstas em lei – tratamento de saúde, doença em pessoa da família, acidente em serviço, entre outras –, aposentadorias por invalidez, pensões por morte a portadores de invalidez e outros serviços, por meio da unidade Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal (SIASS) sediada no setor. O DAS também realiza a vigilância aos ambientes de trabalho, de acordo com os padrões recomendados, objetivando a manutenção da qualidade das condições de trabalho, bem como a prevenção de doenças e acidentes. O setor odontológico atende diariamente, mediante agendamento de consulta, casos emergenciais e tratamentos.

O DAS mantém quatro programas permanentes e específicos voltados para a comunidade universitária, como o Programa Saúde do Servidor; o Projeto Sorriso, de odontologia; o Projeto Saúde da Mulher; e o Projeto de Atenção Psicossocial – os três últimos em parceria com a Daes. “São programas que já se tornaram referências na universidade e possuem significativas demandas”, afirma Daniela Motta. O DAS funciona no campus de Goiabeiras, Vitória, em prédio ao lado do Teatro Universitário.

Conheça os programas do DAS/Progepaes/Ufes

PROGRAMA SAÚDE DO SERVIDOR:

– Desenvolve ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, por meio de palestras, oficinas, campanhas de saúde, entre outras.

– Acompanha a saúde do servidor docente e técnico-administrativo e, quando necessário, encaminha para atendimento especializado, de acordo com a demanda apresentada.

– Oferece atendimento médico – ginecologia e psiquiatria –, de enfermagem, odontológico, psicológico e social, buscando promover a saúde integral do servidor.

– Desenvolve atividades de esporte e lazer.

PROJETO SORRISO

–Destinado aos estudantes cadastrados no Programa de Assistência Estudantil, e objetiva contribuir para a melhoria da qualidade da saúde bucal dos estudantes por meio de ações educativas e atendimento odontológico com profilaxia.

PROJETO SAÚDE DA MULHER

–Destinado às estudantes cadastradas no Programa de Assistência Estudantil, e objetiva realizar ações educativas, oferecendo consultas ginecológicas e  exames que propiciem a prevenção e/ou descoberta de doenças relacionadas à mulher.

PROJETO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

–Realiza atendimentos psicológicos e sociais para os estudantes. Para isto, o estudante deverá comparecer ao plantão psicológico no DAS.

Mais informações sobre os serviços realizados pelo DAS podem ser obtidas em www.progepaes.ufes.br, pelo e-mail das@progepaes.ufes.br, ou pelos seguintes telefones: Serviço Médico (4009-2343; Serviço Odontológico (4009-2340); Serviço Psicossocial (4009-2344); Perícias (4009-7959; e Centro de Recreação (4009-2394.

Foto: Evento "Em dia com a saúde", promovido pelo DAS na última quarta-feira, 31. Crédito: Ana Paula Vieira