![](/sites/default/files/field/image/negro_spiritual.jpg)
Por Jade Drummond (*) e Thereza Marinho
O espetáculo Negro Spiritual (foto), apresentado pelo Coral da Ufes, encerra neste sábado a programação do 14º CantarES – Encontro Nacional de Corais do Espírito Santo. O último dia do encontro começa às 19 horas, no Teatro Universitário, com entrada gratuita.
Desde a última quinta-feira, 10, 12 corais locais e de outros estados já se apresentaram no CantarES. O evento de abertura contou com uma apresentação especial da Cia de Dança Andora da Ufes que, numa referência ao tema Africaencanto, levou ao público a sonoridade e a dança do continente africano, relembrando a história dos negros que chegavam ao Brasil na época da escravidão e tentavam retornar à sua terra natal.
O público lotou o primeiro dia do evento, que contou ainda com a participação dos corais Altivoz (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), Camerata Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo – Vitória), Arcelor Mittal (Vitória), Madrigal Mosaico (curso de Música da Ufes), Maria Penedo (Instituto Federal do Espírito Santo) e Coro Jovem da Fames (Faculdade de Música do ES) .
O reitor Reinaldo Centoducate agradeceu a todos que contribuíram para a organização do evento e ressaltou sua relevância: “Mais que uma comemoração e um momento de alegria, este encontro nos faz sentir a importância que as atividades culturais têm para a Universidade e para comunidade geral”.
Veja a galeria de fotos (por Thaiana Gomes) da abertura do 14º CantarES no link https://www.facebook.com/ufesoficial/photos_stream
(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho