Estudante da Ufes é eleita melhor estagiária do Brasil

16/11/2015 - 16:53  •  Atualizado 17/11/2015 16:21

A estudante do 8º período do curso se Engenharia de Produção, Fernanda Luiza Emediato Fernandes, foi eleita a melhor estagiária do país pelo Prêmio Instituto Euvaldo Lodi (IEL) de Estágio, realizado no dia 29 de outubro em Fortaleza. A vencedora, além de troféu e certificado, ganhou um ultrabook e uma bolsa de estudos.

Esta é a quarta vez que estudantes do Espírito Santo chegam à etapa nacional da premiação, mas a primeira vez que o Estado conquista o primeiro lugar.

Fernanda, que venceu na categoria “Estagiário Destaque”, é estudante e faz estágio na Cedisa Central de Aço S/A há um ano e oito meses. Além disso, ela acumula mais três anos de estágios em outras empresas.

A estagiária concorreu ao prêmio com o projeto “Pedido Perfeito”, desenvolvido para melhorar o atendimento aos clientes. Com a contribuição de todas as áreas, foi possível redesenhar um fluxo mais produtivo para garantir o atendimento mais rápido, evitando o retrabalho.

O Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio é uma iniciativa que visa a reconhecer e incentivar a qualidade dos programas de estágio, de forma a garantir a conexão entre o público acadêmico, estudantes e o mercado de trabalho. Este ano, a premiação teve a participação de 125 empresas (privadas, públicas e o Sistema Indústria), 223 estagiários e 79 instituições de ensino público ou privado. A premiação, além do Estagiário, contempla as categorias Empresa e Instituições de Ensino.

Oportunidades

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), por meio da Divisão de Estágios, realiza um trabalho de prospecção de campos de estágio e estabelecimento de convênios com empresas e instituições para facilitar o acesso de estudantes da Ufes às oportunidades. Atualmente, 167 anúncios de estágio estão publicados e as vagas podem ser visualizadas no site da Prograd, no endereço eletrônico www.prograd.ufes.br/oportunidades-de-estágio.

Segundo a Resolução 74/2010, do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Ufes (Cepe), o estágio acadêmico poderá ser realizado nas formas de Estágio Supervisionado Curricular Obrigatório e Não Obrigatório. O estágio obrigatório caracteriza-se por disciplina a ser cumprida pelo aluno, orientada por um Plano de Estágio com carga horária definida. Já os estágios não obrigatórios são remunerados e devem ter carga horária máxima de 30 horas semanais.

Na foto, o superintendente do IEL-ES, Fábio Dias, a estudante Fernanda Luiza Emediato Fernandes e o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) e diretor para Assuntos do IEL, Aristoteles Passos Costa Neto.

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação), com informações do IEL
Foto: Sistema Findes