Estudantes de Estatística da Ufes são premiados em evento nacional na categoria Iniciação Científica

12/06/2024 - 18:16  •  Atualizado 12/06/2024 19:15
Texto: Ghenis Carlos Silva (bolsista)     Edição: Thereza Marinho
Compartilhe
Foto de Emerson Pazeto e Rafael Herzog, ambos segurando o certificado da premiação.

Dois estudantes do curso de Estatística da Ufes foram premiados na 68ª Reunião Anual da Região Brasileira da Sociedade Internacional de Biometria (RBras), em Piracicaba, São Paulo. Rafael Herzog e Emerson Pazeto, ambos do curso de Estatística, conquistaram respectivamente o primeiro e o terceiro lugar na categoria Iniciação Científica. Nesta edição, realizada no final de maio, o evento teve como tema Ciência de Dados, Estatística e a Pós-Graduação: oportunidades e desafios.

Orientado pela professora do Centro de Ciências Exatas da Ufes (CCE), Luciana Godoi, o trabalho de Rafael se intitula Análise da confiabilidade de escalas do tipo Likert e buscou estudar a teoria por trás da confiabilidade de questionários, característica que, como definida pelo estudante, se refere ao grau com que as medições do questionário estariam isentas de erros aleatórios.

"Normalmente, a escala do tipo Likert é composta por 5 pontos, em que o 1 significa algo como ‘Nunca’ e o 5 significa algo como ‘Sempre’. Com isso, as respostas observadas são na realidade categorias ordenadas, que não deveriam, portanto, serem analisadas como algo numérico. O que acontece é que a confiabilidade de questionários precisa ser estimada e, para isso, existem os chamados coeficientes de confiabilidade, que permitem que essa estimativa seja realizada”, afirma Herzog.

“Com isso, nosso principal objetivo era comparar o desempenho de coeficientes de confiabilidade, que levam em consideração a natureza ordinal dos dados obtidos por meio da escala Likert (que podemos chamar de coeficientes ordinais), com aqueles mais usuais, que não levam isso em conta (que podemos chamar de coeficientes não ordinais)”, continuou o estudante.

Godoi explica ainda que o foco da pesquisa foi investigar a metodologia empregada na análise de questionários. “Baseado nas respostas, índices são criados para avaliar a qualidade dos questionários. O diferencial do nosso trabalho foi uma extensa revisão do problema, investigação e comparação da nova abordagem com a tradicional via estudos de simulação. O trabalho não foi feito pensando na premiação, mas a premiação foi consequência da qualidade do trabalho e rigor teórico apresentado”, detalha a orientadora.

Duplo pódio

Ainda na mesma categoria de Iniciação Científica houve a indicação do estudante Emerson Pazeto, orientado pelo professor Alessandro Sarnaglia, do CCE da Ufes. O seu trabalho de conclusão de curso buscou entender, por meio de um Modelo de Mistura de Regressões Binomiais Negativas, como fatores sócio-econômicos e atributos contratuais afetaram a eficiência nos processos de compras públicas realizadas pelo governo federal no período compreendido entre 2011 e 2019. A pesquisa conquistou o terceiro lugar.

“Alcançar o pódio da 68ª RBras foi uma enorme satisfação. Para mim, é um reconhecimento nacional dos esforços que empreguei durante a minha formação em Estatística. E a premiação recebida indica que a pesquisa que desenvolvemos tem potencial para ser explorada ainda mais”, comemora Pazeto.

Rbras

A Rbras é uma sociedade científica internacional, de caráter cultural, sem fins lucrativos, direcionada aos pesquisadores que trabalham com os aspectos matemáticos e estatísticos em pesquisas desenvolvidas no âmbito da Agronomia, Biologia, Medicina, Economia e áreas afins. Suas atividades promovem estímulos às pesquisas de seus sócios.
 

Categorias relacionadas