Estudantes do nível médio e vestibulandos visitam a Feira de Cursos 2014

02/06/2014 - 18:26  •  Atualizado 03/06/2014 18:51

Por Letícia Nassar, com foto de Rafaela Laiola (*)

Mais de 10 mil estudantes do nível médio e vestibulandos são esperados no campus de Goiabeiras até esta terça-feira, 3, em busca de informações sobre os cursos de graduação oferecidos pela Ufes. Trata-se da Feira de Cursos 2014, que acontece das 9 às 16 horas, no estacionamento do Centro de Artes. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) em parceria com os estudantes dos grupos PETs (Programa de Educação Tutorial).

O professor e coordenador do Departamento de Apoio Acadêmico da Prograd, Itamar Mendes, afirma que o evento vem crescendo a cada ano: “A Feira atrai cada vez mais estudantes, pois não é apresentado o curso somente, mas também as pesquisas e os programas que cada curso desenvolve. Assim a Feira organiza, em um mesmo espaço, os interessados e os que já estão na Ufes, pois são os universitários quem falam sobre seus cursos.”

O estudante Marcello Dório, do 5º período do curso de Engenharia Elétrica, explica que “no estande procuramos motivar o aluno a fazer Engenharia Elétrica, porque muitos chegam até nós dizendo que querem fazer Engenharia, mas ainda não sabem que a Universidade oferece a Engenharia Civil, a Engenharia Mecânica e a Elétrica”. No estande são apresentados também os projetos desenvolvidos pelos programas dos três cursos, tais como o Baja (carro de corrida) e o projeto Aerodesign (desenvolvimento de uma aeronave a partir de um desafio específico).

Karina Vicente, quando era estudante do nível médio, também visitou a Feira de Cursos, mas este ano será ela uma das graduandas do curso de Serviço Social que fará o atendimento. “Nós vamos apresentar não apenas a grade de disciplinas, mas também as pesquisas desenvolvidas pelos programas Fênix e Neca (Núcleo de Estudos da Criança e do Adolescente), por exemplo”, diz a estudante.

Caravanas

Professor Itamar explica que a realização do evento contou também com o apoio dos estudantes do PIBID, que divulgaram a Feira nas escolas onde fazem estágio. A Secretaria de Estado de Educação, o Sindicato dos Professores no Estado do Espírito Santo e o Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo também levaram as informações sobre o evento para as suas respectivas áreas de atuação. “Assim, caravanas de ônibus chegam de municípios que estão mais próximos de Vitória”, diz o professor.

Para os alunos que estarão atuando nos estandes, a Prograd vai entregar o certificado de participação como expositor (oito horas). Esse documento conta como atividade extracurricular ou complementar.

A Feira também será realizada nos campi de Alegre, nos dias 5 e 6 de junho, e de São Mateus, nos dias 9 e 10, sempre das 10 às 16 horas.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho