Estudantes secundaristas conhecem os cursos da área da saúde no campus de Maruípe

23/11/2022 - 19:45  •  Atualizado 24/11/2022 20:43

Centenas de estudantes do ensino médio interessados em ingressar em cursos da área da saúde visitaram a Mostra de Profissões no campus de Maruípe nesta terça e quarta-feira, dias 22 e 23. O evento, que integra a programação da Semana do Conhecimento 2022, foi realizado no estacionamento do Restaurante Universitário de Maruípe, com a participação dos cursos de Enfermagem e Obstetrícia, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Terapia Ocupacional e Medicina.

Veja a matéria produzida pela TV Ufes.

A tenda foi organizada para recepcionar os estudantes, que tiveram a oportunidade de aprender de forma interativa e descontraída, conversando com os graduandos e participando de dinâmicas e oficinas informativas sobre os cursos. Os visitantes também puderam conhecer e interagir com materiais e equipamentos de uso frequente em cada curso.

A programação incluiu ainda visitas guiadas aos diferentes laboratórios do campus, onde foram realizadas demonstrações de procedimentos e práticas dos cursos de graduação.

Experiências e surpresas

A Mostra de Profissões contou com a presença de estudantes de escolas de diversos municípios do Espírito Santo. Para a maioria deles, que estão próximos de participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a fim de ingressar em uma universidade pública, o evento contribui para a escolha de suas profissões.

O estudante João Pedro, da Escola Elisa Paiva, de Conceição do Castelo, surpreendeu-se com o tamanho da Ufes e com o que conheceu de outros cursos. "Achei muito legal, não esperava ser tão grande assim. Nunca fui ligado na área da saúde, sempre gostei mais de engenharia, mas aqui pude conhecer alguns cursos que me interessaram bastante, como o de Farmácia, que fez algumas dinâmicas de tirar sangue para ver tipos sanguíneos e medir taxas de glicose", afirmou.

Para Júlia, aluna da Escola Governador Lindenberg, localizada em Barra de São Francisco, a visita à Mostra de Profissões expandiu seus conhecimentos. ‘’Foi muito agradável, na minha cidade as pessoas geralmente saem para estudar e têm apenas os conhecimentos básicos do que são os cursos. Então, essa experiência pôde abrir a minha mente e meu conhecimento. Foi uma experiência única’’, disse.

A Semana do Conhecimento 2022 começou no dia 21 e segue até sexta-feira, 26, nos campi da Ufes de Goiabeiras e de Maruípe. Conheça a programação completa.

Texto e fotos: Victor Thomé (bolsista de projeto de Comunicação)