Evento celebra a Semana Nacional de Arquivos nos dias 5 e 6 de junho

02/06/2023 - 15:21  •  Atualizado 06/06/2023 12:27

Nos próximos dias 5 e 6, o Auditório Manuel Vereza, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), no campus de Goiabeiras, vai receber a comunidade acadêmica a partir das 19 horas para debater sobre o tema Arquivos: territórios de vidas durante a sétima edição da Semana Nacional de Arquivos. O evento é gratuito e os participantes que efetuarem a inscrição neste link terão direito a certificado.

Na segunda-feira, 5, estudantes egressos do curso de Arquivologia da Ufes vão apresentar suas pesquisas acadêmicas em uma mesa que terá a participação de representantes de instituições arquivísticas.

Na terça-feira, 6, o professor do Departamento de Arquivologia André Malverdes vai ministrar a palestra Educação patrimonial e fotografia: a importância dos acervos pessoais na organização de inventários participativos no Espírito Santo. Na sequência, a estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Ufes) Clara Zandomenico Malverdes conduzirá a palestra Por nomes e sobrenomes: inventário afetivo das famílias de Baixo Guandu (ES).

A Semana Nacional de Arquivos é organizada, anualmente, pelo Arquivo Nacional em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho) e visa estimular reflexões e inspirar debates sobre ações e práticas arquivísticas por meio do diálogo entre instituições, sociedade e usuários. Este ano, instituições de todo o país vão realizar ações entre os dias 3 e 9 de junho. Na Ufes, o evento é promovido pelo Departamento de Arquivologia, em parceria com o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

Texto: Adriana Damasceno, com informações do Departamento de Arquivologia