Começa nesta quarta-feira, 23, no campus de Goiabeiras, o workshop Aliando a Preservação Ambiental e Recuperação de Áreas Degradadas com a Produção de Alimentos. A iniciativa, desenvolvida pelo projeto de extensão Impactando Vidas, tem por objetivo promover o aprendizado e o engajamento em relação à preservação ambiental e à produção de alimentos de forma responsável.
O evento segue até sexta-feira, 25, e é dirigido ao público em geral, com destaque para autoridades estaduais, municipais e entidades privadas que tenham foco na agenda Ambiental, Social e de Governança (sigla ESG, em inglês) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), indígenas, afrodescendentes e reeducandos do regime prisional semiaberto.
A abertura do evento acontece no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE). A programação contará com uma apresentação sobre o Projeto Impactando Vidas, atrações culturais e palestras sobre práticas tradicionais de preservação ambiental por meio do trabalho dos coletores de semente, e sobre a relação entre preservação do meio ambiente, recuperação de áreas degradadas e produção de alimentos, por meio da Agricultura Sintrópica. “Uma das palestrantes será com a mais antiga coletora de sementes da aldeia indígena Nova Esperança, que trará seu conhecimento sobre a importância dessa atividade na cultura indígena Tupi Guarani”, enfatiza a coordenadora do Projeto, Rosália Antunes.
Cursos
Nesta quinta, será ministrado um curso apresentado técnicas de coleta de sementes para a produção de mudas e orientações sobre as espécies que podem ser utilizadas na arborização urbana, em sistemas agroflorestais, na recuperação de áreas degradadas e como fonte de alimento, entre outros assuntos correlatos.
Encerrando o workshop, na sexta-feira, será apresentada uma capacitação sobre beneficiamento e armazenamento de sementes, além da semeadura e cuidados com a irrigação, adubação, doenças e pragas. As duas ações acontecerão no viveiro do Projeto Impactando Vidas, também no CCE.
Clique aqui para ver a programação completa.
Projeto
Impactando Vidas é um projeto de extensão que se destina a atender reeducandos do sistema penitenciário dos regimes fechado e semiaberto, indígenas, quilombolas, afrodescendentes, comunidades periféricas e pessoas em estado de risco social, trabalhando nas vertentes social, ambiental e econômica. Dentre as ações desenvolvidas, os reeducandos recebem treinamento sobre serviços em jardins, hortas e viveiros.
O projeto também visa à produção de mudas para hortas urbanas e recuperação de áreas degradadas observando a preservação do meio ambiente e o reflorestamento.
Texto: Nábila Corrêa
Edição: Thereza Marinho