Evento neste sábado, 8, vai apoiar o empreendedorismo feminino

06/07/2023 - 10:45  •  Atualizado 08/07/2023 16:22
Compartilhe

A Ufes vai realizar no próximo sábado, 8, das 8h30 às 17 horas, o I Fórum Eva Horizontes de Apoio ao Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal para Mulheres. O evento busca reunir mulheres que já passaram (ou que se interessem) pelos cursos de formação oferecidos pelo projeto de extensão Eva Horizontes: expandindo vidas, ampliando horizontes, além de representantes de instituições governamentais e pessoas interessadas no empreendedorismo do universo feminino. O encontro acontecerá em quatro salas do prédio CT-10, no Centro Tecnológico (campus de Goiabeiras).

De acordo com a coordenadora do projeto de extensão e professora do Departamento de Engenharia de Produção Miriam de Magdala, o evento tem como objetivo fortalecer e ampliar as redes de apoio a mulheres que empreendem ou queiram empreender em negócios individuais ou micronegócios, além de estimular o engajamento delas em ações que capacitem e proporcionem a obtenção e a ampliação da renda familiar, promovendo o desenvolvimento pessoal, a qualidade de vida e a melhoria das relações familiares.

“A ideia do Fórum é identificar necessidades de conhecimento sobre conteúdos específicos para a continuidade do crescimento pessoal e profissional das mulheres por meio de compartilhamento de experiências que estimulem umas às outras, fortalecendo vínculos e ampliando suas redes de contato”, explica a coordenadora.

De acordo com Magdala, o evento é uma importante estratégia para conectar instituições e pessoas que tenham como propósito promover o desenvolvimento pessoal e familiar de mulheres que empreendem negócios individuais, sejam eles formalizados ou não. São esperados para o encontro ex-cursistas das formações do Eva; representantes de instituições sociais e associações de moradores; e potenciais novas cursistas.

Fortalecimento

O projeto de extensão Eva Horizontes: expandindo vidas, ampliando horizontes foi criado em 2019, tendo como público-alvo mulheres em situação de vulnerabilidade social. A proposta da ação extensionista é capacitar as participantes em Gestão de Mídias Sociais, Fotografia, Desenvolvimento de Marcas, e Finanças Pessoais e dos Negócios, possibilitando a geração de renda para as famílias.

Magdala acrescenta que discussões que fomentem o desenvolvimento pessoal das cursistas e a parentalidade positiva das mães com os filhos também são inseridas nos cursos de maneiras direta e indireta, visando promover o fortalecimento de laços entre eles e a busca pelo desenvolvimento de crianças e adolescentes. A coordenadora ressalta que o propósito do trabalho é possibilitar o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes de baixa renda, a fim de quebrar o ciclo de pobreza e violência que se repete no contexto de vulnerabilidade social: “Acreditamos que para isso acontecer precisamos de mães empoderadas, prontas para trocas afetivas e educativas com seus filhos e lares, com suas necessidades básicas supridas”.

Dentre as atividades do Eva Horizontes estão, ainda, a busca por organizações não governamentais (ONGs) alinhadas com o propósito do projeto, o que garante a infraestrutura necessária para a realização dos cursos; e a avaliação do impacto gerado nas famílias.

O I Fórum Eva Horizontes de Apoio ao Empreendedorismo e Desenvolvimento Pessoal para Mulheres é realizado pelo projeto de extensão Eva Horizontes em parceria com o Laboratório de Apoio a Redes de Inovação (LabTAR/Ufes) e a Pró-Reitoria de Extensão (Proex), contando com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e da Secretaria de Estado Extraordinária de Políticas para Mulheres (SEPM).

Mais informações podem ser obtidas pelo site do projeto ou por meio de seu perfil no Instagram.

 

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Eva Horizontes
Edição: Thereza Marinho