Exposição sobre o corpo humano apresenta cerca de 200 peças reais

09/03/2015 - 14:27  •  Atualizado 12/03/2015 11:25

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Ufes recebe, até o dia 31 de março, a exposição “Corpo Humano: da célula ao homem, arte dos pequenos suspiros”. A mostra evidencia a ciência e a arte do corpo humano por meio de uma coleção real e que chama a atenção dos visitantes.

A exposição contempla a história da evolução humana, partindo dos vertebrados até os tempos atuais. A mostra também aborda aspectos docorpo humano, incluindo suas células e tecidos, órgãos, sistemas funcionais e patológicos, desenvolvimento embrionário e fetal, evolução do corpo e cérebro, anatomia comparada e a estrutura do corpo e suas variações.

Entre as cerca de 200 peças expostas, os visitantes encontram obras como a chamada “Músculo Fascinante”, que trata do corpo de um homem de 50 anos conservado em formol.

Para isso foram necessárias duas mil horas de dissecação para evidenciar 290 estruturas anatômicas do corpo. Outra peça de destaque é a do sistema nervoso central inteiro, onde é possível ver em detalhes os olhos, encéfalo, medula espinhal e raízes nervosas, todas interligadas.

Oportunidade

“Conhecer a exposição é uma oportunidade de ter contato com material científico de alto nível, além de contribuir para o conhecimento das estruturas que compõem nosso corpo. É importante que todos a visitem, principalmente as escolas, para que os alunos vejam na prática o que é ensinado nos livros”, ressalta o professor e coordenador da exposição, Athelson Bittencourt.

O evento é organizado pelo Museu de Ciências da Vida, em parceria com a GAP, localizada ao lado do Centro de Vivência, no campus de Goiabeiras. A entrada é gratuita, e o espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Por Jéssyka Saquetto (bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho)