Exposição na Gaeu abre atividades do Festival de Cinema de Santa Teresa

29/06/2022 - 16:13  •  Atualizado 30/06/2022 18:26

Uma exposição na Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) dá início nesta quinta-feira, 30, às 18h30, a um dos mais importantes eventos do audiovisual capixaba: o Festival de Cinema de Santa Teresa (FECSTA), que chega a sua quinta edição em 2022.

A exposição Tudo que se Move ou Parece que se Move, idealizada pelo artista Alexandre Marin, é inspirada no tema Arte Cinética, mote desta edição do festival. Outros quatro artistas se juntaram ao projeto (Arthur Meirelles, Ione Reis, Marcus Costa e Mariângela Piontkowsky), elaborado sob a curadoria da artista, pesquisadora e professora do Departamento de Artes Visuais da Ufes Rosana Paste.

A professora destaca que, para a exposição, foi convidado “um coletivo de jovens artistas para pensar questões urgentes da vida capixaba, o cruzamento das relações provocadas, ou mediadas pelo consumo de mídias e recursos”, que realizaram suas obras tendo em mente a ideia de movimento.

Conforme a coordenadora da galeria, Ananda Carvalho, a exposição reforça o compromisso da Galeria em dar visibilidade às práticas artísticas desenvolvidas no espaço. “A Gaeu retomou as atividades presenciais enfatizando sua missão com a pesquisa e a extensão na sua interlocução com a comunidade interna e externa. Desse modo, ressaltamos que os acervos e locais expositivos são espaços vivos, em constante transformação a partir de sua convivência com estudantes, professores, artistas e demais interessados no campo da arte, da história e da cultura”, reforça.

A exposição segue aberta até 5 de agosto e conta com o apoio da Secretaria de Cultura da Universidade. A Gaeu localiza-se no campus de Goiabeiras e está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo e-mail educativogaleria.secult@ufes.br e pelo telefone (27) 4009-2371.

O Festival

O Festival de Cinema de Santa Teresa conta com cinco mostras competitivas nas categorias Ficção, Documentário, Animação, Filme Capixaba e Júri Popular. A homenageada do festival será a escritora e atriz Elisa Lucinda.

Além da parte cinematográfica, o FECSTA promove shows e apresentações de performances, dança e poesia, além de conversas, palestras e rodadas de negócios sobre arte, cinema, política e filosofia. As atividades em Santa Teresa serão realizadas entre os dias 28 e 30 de julho.

Mais informações sobre a programação e locais onde acontecem os eventos estão disponíveis no site do festival.

Texto: Vinícius Fontana