Exposição promove debates sobre estética da rua a partir desta terça, 20

Começa nesta terça, 20, às 10 horas, o Ciclo de Comunicações da exposição Preza!, na Galeria de Arte Espaço Universitário. Partindo do tema "estética de rua", a agenda de bate-papos conta com especialistas de diversas áreas do conhecimento. A programação, aberta ao público, vai até o dia 27 de outubro.

No total, Preza! abriga 12 debates. O primeiro, Estética de rua, dentro e fora, terá a presença da professora Karenn de Amorim e Souza, do Programa de Pós-Graduação em História da Arte da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), e do artista Renato Ren, curador da exposição ao lado de Waldir Barreto e Ficore Kalic. A ideia do bate-papo é refletir sobre as estratégias de apresentação do graffiti dentro das instituições de arte.

Na quinta-feira, 22, o debate Arte, Legitimidade e Legalidade pretende jogar luz sobre as relações entre arte e lei, tomando como exemplo a pichação e o graffiti. Já no dia 4 de outubro, é a "fala da cidade" que entra em pauta a partir das manifestações inscritas no concreto - mensagens, notas, pixos, cartazes -, revelando os humores, os medos e os desejos da cidade. 

Ao longo de outubro, o Ciclo de Comunicações ainda perpassa temas como novas mídias e ativismo na arte urbana, poéticas marginais e meio ambiente, tipografia, imaginação espacial, entre outros. Para ver a programação completa do Ciclo de Comunicações, acesse a página da Gaeu.

Diálogo entre rua e universidade

Aberta à visitação desde o dia 14 de setembro, Preza! propõe um diálogo entre a arte urbana e o ambiente institucional da academia. A mostra reúne produções de Abstrato no Concreto, Alex, Basi, Ficore, Ronaldo Gentil, Iranubs, João Oliveira (vídeo-documentário A febre), Keka Florêncio, Lu Bicalho, Made in China, Moska, Renato Ren, Starley Bonfim e Tira.

As obras selecionadas têm, em maior ou menor grau, conexões com a rua, segundo os curadores: "O pré-requisito era que cada um apresentasse, no histórico de sua atividade como 'artista de rua', alguma relação com a rua, de modo que sua operação guardasse um vínculo com a autonomia e a não institucionalidade."

A Gaeu localiza-se no campus de Goiabeiras e está aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo e-mail educativogaleria.secult [at] ufes.br ou pelo telefone (27) 4009-2371.

 

Texto: Superintendência de Comunicação da Ufes

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.