Faculdade, centro universitário e universidade. Dá para comparar?

19/12/2018 - 17:59  •  Atualizado 20/12/2018 14:52
Compartilhe

A divulgação do resultado do Índice Geral de Cursos (IGC) das instituições de ensino superior avaliadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), gera um ranking de desempenho das instituições.

No entanto, embora o resultado suscite comparações, é um equívoco colocar em um mesmo patamar instituições com realidades diferentes, como faculdades, centros universitários e universidades.

“No caso da Ufes, possuímos mais de 100 cursos e cerca de 20 mil estudantes, além de uma diversidade grande de cursos em diversas áreas”, afirma a secretária de Avaliação Institucional da Universidade, professora Leila Massaroni.

Parâmetros diferentes

O especialista em Avaliação de Sistemas Educacionais e integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Edebrande Cavalieri, destaca que é um grande erro divulgar tabelas gerais que colocam universidades, centros universitários e faculdades de um estado ou região em uma mesma classificação, considerando somente a nota final, porque os parâmetros de avaliação são diferentes.

“Não podemos colocar em um mesmo ranking uma faculdade com poucos cursos, que não tem compromisso com a pesquisa e a extensão, com uma universidade que possui 100 cursos de graduação, programas de mestrado e programas de doutorado. As bases de comparação são completamente diferentes e a avaliação do MEC é diferente. Inclusive, a planilha divulgada pelo Inep faz esta distinção. Colocar instituições diferentes em um mesmo ranking é um erro e confunde as pessoas”, explica.

“O que nos honra e nos motiva é saber que aqueles que querem fazer um curso superior no Espírito Santo desejam estudar na Ufes. A aprovação e o ingresso na Ufes é motivo de comemoração e orgulho para as famílias capixabas”, destaca o reitor Reinaldo Centoducatte.

 

Entenda a diferença entre faculdade, centro universitário e universidade:

Faculdade – É uma instituição de ensino superior que atua em um número reduzido de áreas do saber. Em geral, é uma instituição especializada e oferece apenas cursos de uma determinada na área, como Saúde ou Administração, por exemplo. Além disso, não tem autonomia para criar programas de ensino. 

Centro universitário – Possui graduações em vários campos do saber e autonomia para criar cursos no ensino superior. Não têm obrigatoriedade de desenvolver pesquisas ou programas de pós-graduação.

Universidade – Tem a obrigatoriedade de oferecer atividades de ensino, pesquisa e extensão (serviços voltados para a comunidade externa) em várias áreas do saber. Também possui autonomia e pode criar curso sem pedir permissão ao MEC.

 

Texto: Thereza Marinho