O Festival Irradia terá suas transmissões iniciadas em Vitória nesta quarta-feira, 1º de novembro, levando aos ouvintes da Rádio Universitária FM 104,7 uma seleção internacional de peças de radio-arte. Parceria entre a Ufes e a Universidade Federal do Ceará (UFC), a iniciativa veiculará mais de 20 horas de arte sonora em diversos formatos no programa Bandejão, sempre às quartas-feiras, às 13 horas.
Nesta primeira edição do festival, a seleção passará por obras capixabas, nacionais e de outros países, sobretudo os sul-americanos, como Argentina, Chile, Uruguai, Peru, Venezuela e Colômbia. Serão apresentadas mais de 90 obras, entre peças de paisagem sonora, arte acústica, poesia sonora ou fonética, além de programas de rádio, radiodocumentário e radiodrama, entre outros experimentos com sons de diversas naturezas. A programação completa pode ser conferida no site do Festival.
Segundo um dos organizadores do evento, o professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Pedro Marra, o principal objetivo do Irradia é divulgar as produções artísticas feitas no formato radiofônico, com ênfase na experimentação.
“O Festival surgiu com o objetivo de divulgar a radio-arte, arte sonora e outros formatos que costumam ter pouco espaço na grade de programação de rádios comerciais. Além disso, queremos ampliar o repertório dos ouvintes, levando produções em áudio pouco convencionais, de caráter mais experimental e com as quais eles não têm tanto contato cotidianamente”, explica Marra.
Projeto de extensão da Ufes, o Bandejão é formado por estudantes do Departamento de Comunicação Social. Já a UFC entra no festival a partir dos projetos Música Erudita e Acordes – Música instrumental, programas veiculados na Rádio Universitária FM 107,9. Em Fortaleza, a rádio já começou a transmitir a seleção do Irradia desde o último domingo, 29 de outubro, e voltará com a programação no dia 5 de novembro.