
Em homenagem ao aniversário da Ufes, celebrado no dia 5 de maio, a filósofa Marilena Chauí ministrará uma conferência sobre o tema A importância da universidade pública brasileira na atualidade. O evento é aberto ao público e será realizado na próxima quarta-feira, 5, a partir das 9 horas, com transmissão pelo canal Ufes Oficial no YouTube.
A abertura da conferência será feita pelo reitor Paulo Vargas, que fará um breve relato das principais conquistas e desafios da Universidade nestes 67 anos.
Professora titular do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Filosofia política e história da Filosofia moderna, Marilena Chauí é uma referência para professores e estudantes de vários cursos da Ufes. Sua presença mais marcante na Universidade aconteceu em maio de 1983 (foto abaixo), quando ministrou uma palestra para cerca de 500 estudantes, professores e técnicos-administrativos em frente ao Restaurante Universitário, no campus de Goiabeiras.
A filósofa já recebeu o título de doutora honoris causa pelas universidades de Córdoba (Argentina), Paris VIII (França), San Juan (Argentina) e Federal de Sergipe (UFSE), além de diversos prêmios e homenagens. É autora de dezenas de livros que abordam principalmente temas como democracia, política, direitos, cidadania e luta de classes.
Conheça alguns dos livros já publicados por Marilena Chaui:
- Em defesa da educação pública, gratuita e democrática (2018)
- Sobre a violência (2017)
- Iniciação à filosofia (2017)
- Introdução à história da filosofia (2010)
- Simulacro e poder: uma análise da mídia (2006)
- Cidadania cultural. O direito à cultura (2006)
- Introdução à história da filosofia 1 - Dos pré-socráticos a Aristóteles (2002)
- Escritos sobre a universidade (2001)
- Brasil - mito fundador e sociedade autoritária (2000)
- Nervura do Real. Imanência e Liberdade Em Espinosa (1999)
- Espinosa: uma filosofia da liberdade (1994)
- Convite à filosofia (1994)
- Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas (1981)
- O que é ideologia? (1980)
- Apontamentos para uma crítica da razão integralista (1978)
Texto: Thereza Marinho