Fórum Estadual Lixo Zero debaterá gestão de resíduos sólidos nesta quinta, 20

A Ufes é uma das instituições que participarão nesta quinta-feira, 20 de maio, do Fórum Estadual Lixo Zero, evento no qual gestores públicos, acadêmicos, parlamentares, empresários e sociedade civil discutirão soluções práticas para a gestão do lixo no Espírito Santo. O Fórum é promovido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) e pretende trazer para o estado uma nova mentalidade de redução ou eliminação completa de resíduos sólidos.

O evento será realizado das 14 às 18 horas, com transmissão gratuita pelo canal da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) no YouTube e pela TV Assembleia. A programação será dividida em blocos temáticos, com palestras sobre reciclagem, educação, compostagem, reuso, políticas públicas e legislações. Também haverá apresentação de casos de sucesso estaduais para inspirar outras boas iniciativas.

O professor do Departamento de Engenharia Ambiental e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável (PPGES) da Ufes Renato Siman participará do Painel 3 – Sociedade. Com experiência na área de Engenharia Sanitária, especialmente em tratamento de águas residuárias e gerenciamento integrado de resíduos sólidos, Siman atua na elaboração dos planos de Saneamento Básico e Gestão Integrada de Resíduos Sólidos urbanos dos municípios do Espírito Santo por meio do Laboratório de Gestão do Saneamento Ambiental (Lagesa) da Universidade, o qual coordena.

O evento tem o apoio da Frente Parlamentar de Fiscalização de Obras e Coleta de Esgoto do Espírito Santo, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), da Ufes, da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-ES) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A organização é do Coletivo Lixo Zero Vix.

Congresso internacional

O Fórum ocorrerá paralelamente em outros estados, ao longo do mês de maio, formando uma rede de debates estaduais e regionais em torno do tema. As discussões serão preparatórias para o Congresso Internacional Cidade Lixo Zero, que acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de junho, em Brasília.  

O Congresso agregará à pauta dos resíduos sólidos a experiência de outros países – como Itália, Suécia, Espanha, onde foram testadas e validadas as propostas de redução e eliminação de lixo em diversas cidades. A inscrição também será gratuita e a transmissão será por plataforma on-line.

Lixo zero

O conceito de lixo zero é uma meta para guiar pessoas e instituições a mudarem as práticas para incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo. A partir de premissas éticas, econômicas e eficientes, a metodologia promove maneiras específicas de cuidar dos resíduos que jogamos fora. “Cerca de 30% do orçamento dos governos municipais é destinado à coleta e tratamento dos resíduos sólidos. O recurso poderia estar sendo empregado em novas escolas, espaços culturais, hospitais e locais para o lazer da população. É um dinheiro que está, literalmente, sendo jogado no lixo”, afirma o presidente do ILZB, Rodrigo Sabatini.

O conceito também propõe medidas de ação pública e privada que minimizem os impactos do aquecimento global.

Mais informações sobre o Fórum estão disponíveis em https://www.instagram.com/forumlixozeroes/.

 

Com informações da assessoria de Comunicação do Instituto Lixo Zero Brasil
Edição: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Essa é uma ação da Ufes relacionada ao Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 11 da Organização das Nações Unidas. Clique e veja outras ações.
Acesso à informação
Transparência Pública
Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC)
Dados abertos
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.