Fragmentação da Ufes é discutida na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados

23/11/2021 - 17:34  •  Atualizado 01/11/2022 09:26

O reitor Paulo Vargas e o vice-reitor Roney Pignaton participaram na manhã desta terça-feira, 23, de uma reunião virtual com a presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, Dorinha Rezende (DEM/TO).

O objetivo foi discutir a proposta de criação de duas novas universidades no Espírito Santo por meio do desmembramento da Ufes: uma a partir dos centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS), localizados nos municípios de Alegre e Jerônimo Monteiro, no sul do estado; e outra por meio do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), localizado no município de São Mateus, no norte capixaba.

Durante a reunião com a presidente da comissão, o reitor Paulo Vargas apresentou os encaminhamentos das propostas de desmembramento da Ufes e disse que o fracionamento da Ufes pode comprometer o desempenho acadêmico da instituição e sua produção científica, que possui indicadores significativos. Além disso, alertou para a situação atual que as instituições de ensino superior estão passando, com sucessivos cortes orçamentários realizados pelo governo federal.

“Acho estranho a forma como as propostas estão sendo conduzidas, sem uma discussão prévia com a comunidade universitária. Precisamos debater melhor o assunto com a comunidade interna. Não somos contra a criação de novas universidades, mas somos contrários a como os processos de desmembramentos da Ufes estão sendo trabalhados, ferindo o preceito constitucional da autonomia universitária. Além disso, estamos vivendo um quadro bastante desfavorável para criação de novas universidades”, enfatizou o reitor.

Já a deputada federal Dorinha ressaltou que o assunto está sendo tratado na Câmara e reforçou que a criação de novas instituições de ensino superior cria necessidades de novos investimentos, infraestrutura e recursos humanos. Ela lembrou ainda que a criação de novas universidades é de competência do Poder Executivo.

Também participaram da reunião o deputado federal Helder Salomão (PT/ES); o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduino; a diretora do CCAE, Louisiane Nunes; a diretora do CCENS, Taís Cristina Soares; o diretor do Ceunes, Luiz Antônio Favero Filho; e a chefe de Gabinete da Reitoria da Ufes, Zenólia Figueiredo.

Propostas

A proposta de fragmentação da Ufes no sul do estado foi defendida pelo deputado federal Neucimar Fraga (PSD/ES), por meio do Projeto de Lei (PL) 1.963/2021, que busca a criação da Universidade Federal de Alegre (UFA). A essa proposta foi apensado o PL 2.048/2021, do deputado federal Evair de Melo (PP/ES), com o mesmo objetivo, mas denominando a instituição de ensino a ser criada como Universidade Federal do Vale do Itapemirim (UFVI).

Já a proposta de transformar o Ceunes em uma universidade já tinha sido discutida pelo ex-senador da república Gerson Camata e foi reapresentada também pelo Deputado Federal Neucimar Fraga, por meio do PL 1.964/2021.

Texto: Jorge Medina