
A Galeria de Arte Espaço Universitário (Gaeu) abre uma nova exposição na próxima terça-feira, 29, às 17 horas. Resultado de residência artística coletiva, a mostra Exercícios para Se Lembrar apresenta produções de 16 artistas, transitando entre os campos da performance e da arte contemporânea. A curadoria é da professora Ananda Carvalho, coordenadora da Gaeu, e dos artistas Carla Borba e Geovanni Lima, que atuaram como professores substitutos no curso de Artes Visuais da Ufes.
Agora transformada em exposição, a residência artística reuniu jovens de diferentes territórios da cidade de Vitória, em um processo formativo e criativo conduzido por Borba e Lima. Desenvolvida no Centro de Referência da Juventude (CRJ), Casa da Juventude e Núcleo Afro Odomodê – equipamentos públicos da Prefeitura Municipal de Vitória –, a residência promoveu intercâmbio de saberes, práticas artísticas e experiências vividas.
“A residência surge em um contexto de empreender a produção de agendas próprias para o vocabulário artístico, visando que essas performances não se findassem em si próprias, mas se conectassem com a comunidade afro-diaspórica”, diz Geovanni Lima, que deu início ao processo criativo da exposição em sua pesquisa de mestrado e em uma série de performances. “O bom é quando a juventude vive! A arte contemporânea, o ensino da arte contemporânea, pode ajudar nisso. Sem romantismo, como método”, afirma ele.
Criação coletiva
Para Carla Borba, a natureza compartilhada das criações durante a residência ajudou a inspirar novas propostas artísticas. “Expor essas obras dentro da Universidade é uma provocação necessária para quem pesquisa arte contemporânea. Ela nos lembra que a produção artística nasce e ganha força nos lugares onde ela é expressão de vida”, afirma.
Segundo Ananda Carvalho, com essa exposição, “a Gaeu recebe a possibilidade de aproximar os públicos, por meio da arte, com ações que (re)pensam os sujeitos, as juventudes, a cultura e as especificidades de seus territórios, dando continuidade ao trabalho que vem sendo feito pela Secretaria de Cultura da Ufes no Teatro Universitário e no Cine Metrópolis”.
Participam da exposição os artistas Afonso, Ana Piettra Souza, Bartô, Brun Henrry, Carla Borba, .DUB., Geovanni Lima, Jaddy, Joseh Capellen, JOTTAVÊ, Larissa Gomes Barcelos, Marcos Rabbi, Pretagonista, Rômulo Dias, Sami de Vix e THG.
Exercícios para Se Lembrar fica aberta ao público até o dia 29 de julho e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Visitas em grupo podem ser agendadas pelo e-mail educativogaleria.secult@ufes.br. A exposição também ofertará oficinas de artes visuais, com o artista Geovanni Lima, nos dias 20 e 21 de maio. As inscrições serão divulgadas em breve nas mídias sociais da Gaeu.
A exposição é uma realização do Espaço Cultural e Ponto de Cultura Casa Com Junto - Espaço Experimental de Arte, Cultura, Educação e Direitos Humanos e da Galeria de Arte Espaço Universitário/Secult/Ufes, com patrocínio da Lei Rubem Braga - Instrução Normativa nº 001/2022, por meio da Prefeitura Municipal de Vitória.